Câmara Cível 12/08/2024 - 21:37:34
Mais de 100 alunos da Uneal assistem à sessão da 1ª Câmara Cível do TJAL
Desembargadores Tutmés Airan e Paulo Lima, e juiz convocado Manoel Cavalcante conduziram o julgamento de 15 processos

Mais de 100 estudantes de Direito da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Campos VI, participaram de uma atividade acadêmica diferente na noite desta segunda (12). A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promoveu o julgamento de 15 processos.  

Composta pelos desembargadores Tutmés Airan de Albuquerque e Paulo Lima, e juiz convocado Manoel Cavalcante, a sessão julgou agravos de instrumento, embargos de declaração cíveis e apelações cíveis por perdas e danos, cobranças de aluguéis, obrigações de fazer, tratamento de saúde, nomeação, entre outros.

O presidente em exercício da 1ª Câmara Cível, desembargador Tutmes Airan, destacou sua satisfação em proporcionar mais conhecimento aos estudantes que se esforçam muito para poder estudar e ter uma oportunidade melhor na vida.

“No meu tempo, não tive essa oportunidade, eu não sabia como me comportar numa audiência e não sabia sequer onde sentar. Pode parecer uma coisa banal, trivial, mas não é, inquieta, angustia. Se pensou nesse projeto para preencher essa lacuna de aprendizado, um aprendizado prático, real, de como as coisas acontecem”, comentou o desembargador.

Desembargador Tutmés Airan destacou sua satisfação em proporcionar mais conhecimento aos estudantes. Foto: Adeildo Lobo

Esta foi a primeira vez que o projeto “Interagindo com a Comunidade Acadêmica” levou uma sessão itinerante à Uneal de Maceió. O coordenador do curso de Direito, Márcio Rocha, explicou que, além do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) que o campus já possui, os estudantes sentiam a necessidade de mais interação com o Judiciário.

“Essa oportunidade de trazer a 1ª Câmara é de fundamental importância para que eles já tenham contato também com o segundo grau. Alguns já fazem estágio, mas a maioria no primeiro grau. E eles não sabem muito como é o desenvolvimento do processo no âmbito do segundo grau. Isso é importantíssimo para essa dualidade de ensino e aprendizagem”, disse.

Projeto acadêmico

A secretária da 1ª Câmara Cível, Margarida Melo, explicou que, por se tratar de um projeto acadêmico, os desembargadores vão pontuando cada passo do julgamento dos processos. Antes da sessão, ela falou sobre o funcionamento do órgão colegiado do TJAL.

“Ficamos sabendo que os alunos estavam extremamente ansiosos por receber esse órgão julgador. Muitos deles estão fazendo Direito, mas trabalham em outras atividades e não têm condições de ir a uma sessão pela manhã. Então, foi mais uma ferramenta no ensino, na prática do dia a dia deles aqui na faculdade”, comentou Margarida Melo.

Margarida Melo explicou o funcionamento do órgão colegiado do TJAL antes da sessão. Foto: Adeildo Lobo

Os alunos também acompanharam uma palestra do procurador de Justiça, Walber Valente, sobre o "Papel do Ministério Público no segundo grau de jurisdição".

Experiência prática

O estudante do 10º período, Wistefanio Mota, já havia acompanhado outros julgamentos do Judiciário, mas não com o diferencial de uma sessão totalmente voltada para o aprendizado acadêmico.

“Está sendo uma excelente oportunidade de conhecimento. É ótimo esse projeto porque unifica mais a comunidade acadêmica com o Poder Judiciário e isso é muito bom para nós, estudantes, que adquirimos e agregamos mais conhecimento para o nosso dia a dia”, falou.


Estudantes de Direito lotaram o auditório do Campos VI da Uneal para assistir os julgamentos. Foto: Adeildo Lobo

Já a servidora pública e estudante do 8º período, Fabiana Maciel, conta que a experiência de hoje confirmou ainda mais sua vontade de continuar no serviço público, mas na área jurídica.

“Participar desse momento é extremamente enriquecedor para a gente enquanto futuros operadores de Direito. Já participei presencialmente no próprio TJAL em outros momentos, mas ter participado aqui na própria faculdade é totalmente diferente, é outra realidade que temos que aproveitar com toda certeza”, avaliou.

A 1ª Câmara Cível tem como presidente o desembargador Klever Loureiro, que é também presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), e está atualmente afastado do TJAL para dedicar-se ao pleito eleitoral de 2024.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL  RF
imprensa@tjal.jus.br