Orlando Rocha discute inteligência artificial no 2º Encontro de Vice-Presidentes dos TJs, em São Luís
Evento acontece nos dias 15 e 16 de agosto e pretende promover discussões e trocas de experiências entre Tribunais de Justiça do Brasil
Orlando Rocha participa de Encontro de Vice-Presidentes, em São Luís
O vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Orlando Rocha, dialoga, junto a outros Tribunais, sobre temas como inteligência artificial e banco nacional de precedentes no 2º Encontro Nacional de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Enavip), que acontece nesta quinta e sexta-feira (15 e 16), no Hotel Luzeiros, em São Luís do Maranhão.
O encontro conta com apresentações, reuniões e palestras que buscam promover discussões e trocas de experiências entre as vice-presidências dos tribunais estaduais do país.
Segundo o Desembargador, Orlando Rocha, os encontros são fundamentais, pois além de discutir temas importantes, fortalecem a relação entre os desembargadores e os Tribunais
"Os encontros do Colégio Permanente de Vice-Presidentes de Tribunais de Justiça são fundamentais para o fortalecimento do diálogo institucional entre os Tribunais, mediante apresentação de novos mecanismos e técnicas de trabalho, que tem por objetivo precípuo o aprimoramento do sistema de precedentes brasileiros", destacou.
A chefe de gabinete do desembargador Orlando, Gabriela Galvão, também participa do evento.
Programação
Uma cerimônia para a entrega da medalha “Ministro Paulo de Tarso Sanseverino” abre o evento. Em seguida, a conselheira Daiane Nogueira de Lira, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra uma palestra com o tema "Os desafios e as perspectivas de consolidação do Banco Nacional de Precedentes (BNP)".
Ainda na quinta (15), o evento conta com algumas apresentações dos Vice-Presidentes do Tribunal de Justiça de São Paulo, do Paraná e do Pará.
Na sexta (16), a programação terá como os temas "Os juízes e o sistema de precedentes: a doutrina da responsabilidade institucional" e "Desenvolvimento colaborativo de inteligência artificial para o Judiciário brasileiro: experiências e oportunidades", ambas proferidas por dois juízes do TJ do Mato Grosso.
Durante a tarde, terá uma reunião com os vice-presidentes presentes no evento, além da votação dos enunciados do CPVIP, divulgação da Carta de São Luís e o encerramento.













