PCJE oferece reforço escolar para 250 estudantes de escolas públicas
“Projeto Aprender” acontece em parceria com o Sesi; jovens conheceram plataforma on-line para acesso a aulas em evento na Esmal
Aulas ocorrerão de forma on-line e gratuita e serão apoio para Concurso de Redações. Foto: Kenny Lucas (Ascom/Esmal)
Cerca de 250 estudantes de escolas estaduais e municipais de Alagoas participaram da aula inaugural do "Projeto Aprender" no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). Desenvolvido pelo Sesi, o projeto agora conta com parceria com o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), que oferecerão reforço escolar on-line em Português e Matemática, visando melhorar o desempenho acadêmico dos alunos e prepará-los para futuros exames e concursos. Ação ocorreu nesta quinta-feira (15).
Neste primeiro contato, os jovens atendidos pelo PCJE foram apresentados à plataforma on-line que utilizarão para acessar as aulas. Em seguida, participaram de um aulão de reforço com a professora Wanessa Caroline, de Língua Portuguesa, e o professor Misael Lins, de Matemática.
Tiago Asafe, aluno do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento, destacou a importância do projeto e expressou sua satisfação com o aulão.
“Foi sensacional. Eu já esperava que seria uma aula muito boa. Algumas coisas eu já conhecia, mas aprendi outras que não sabia, e isso foi muito importante, especialmente para mim, que quero fazer o IFAL e passar, buscando uma oportunidade melhor”, destacou o estudante.
Nascimento da parceria
O "Projeto Aprender" é uma iniciativa do Sesi que oferece reforço escolar nas disciplinas de Português e Matemática, de forma on-line e gratuita, para suas unidades, com o objetivo potencializar o aprendizado de seus alunos de todas as séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Com esta parceria, o Sesi permitirá que as escolas participantes do PCJE também tenham acesso ao projeto.
Os alunos das escolas do PCJE terão acesso gratuito à plataforma on-line, que disponibiliza aulas de Português, Matemática e Redação, sendo esta última fundamental para o Concurso de Redação promovido pela Esmal, a ser realizado em setembro.
“A Esmal entrou em contato conosco em 2023 solicitando uma parceria, que foi realizada com sucesso. Este ano, decidimos ampliá-la. Mantivemos o apoio na esfera pedagógica e também ficamos responsáveis por dar suporte ao concurso de redações, auxiliando com os conteúdos e outras orientações. Além disso, foram cedidos 17 tablets e incluímos mais de 250 alunos do PCJE no 'Projeto Aprender'", explicou Lisiana Gonçalo, representante do Sesi.
Maria Madalena, professora de Português da Escola Estadual Princesa Isabel, expressou sua satisfação com a aula e ressaltou a importância do reforço para os alunos.
“Foi muito importante, excelente, maravilhoso. A aula foi útil tanto para os alunos que já estão bem desenvolvidos quanto para aqueles que têm um pouco mais de dificuldade. Eu adorei a aula, foi ótima. Ela reforçou a memória deles,” declarou a professora.
Escolas participantes
O evento contou com a presença de estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de 12 escolas: Escola Municipal Prof. Antídio Vieira, Escola Municipal Dr. José Haroldo da Costa, Escola Municipal Zumbi dos Palmares, Escola Municipal Tradutor João Sampaio, Escola Municipal Silvestre Péricles, Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento, Escola Estadual Prof. Edmilson Pontes, Escola Estadual Princesa Isabel, Escola Estadual Prof. José da Silveira Camerino, Escola Estadual Prof. Anaias de Lima Andrade, Escola Estadual Prof. Édson dos Santos Bernardes e Escola Estadual Prof. Mário Broad.
Carolina Amancio e Kenny Lucas – Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br













