Meio Ambiente 21/08/2024 - 09:39:07
Feira agroecológica do TJAL incentiva empreendedorismo e leva produtos saudáveis à população
Feira vai até as 15h, na Praça Deodoro; além dos produtos naturais, haverá sorteio de mudas e vale-compras

Servidores do TJAL aproveitam a feira agroecológica para comprar produtos orgânicos. Servidores do TJAL aproveitam a feira agroecológica para comprar produtos orgânicos. Foto: Caio Loureiro

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) realiza, nesta quarta (21), mais uma feira agroecológica na Praça Deodoro, no Centro de Maceió. A feirinha é aberta ao público e acontece até as 15h, com venda de produtos orgânicos.

Nesta edição, o evento contará com o sorteio de duas mudas, uma de pitaya e uma de limão siciliano, além de vale-compras de R$ 50. Para participar, basta comprar acima de R$ 30 em uma mesma barraca.

"Essa feira facilita muito a vida da gente. Eu venho sempre com a minha sacolinha", disse a servidora Adriana Lima, do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (NUGEP). 

Ela salientou que a iniciativa também ajuda o pequeno produtor. "É muito importante levar uma comida saudável para casa e poder ajudar as famílias produtoras. Por mim faziam essa feira toda semana".

Empreendedorismo

O projeto "Famílias Atípicas Empreendedoras" participa da feirinha com os produtos caseiros de Maria Francisca da Silva Santos. Ela é mãe de um rapaz atípico e encontrou no empreendedorismo uma solução para os desafios financeiros.

"Quando meu filho nasceu, precisei me dedicar exclusivamente a ele, mas para ajudar em casa tive que voltar para a rua para vender", contou Francisca, que já trabalha há 9 anos no ramo.

A loja da empreendedora, Delícias da Fran, inclui produtos do gênero alimentício, como caldinhos, sopas, lanches e kit festa. Francisca disse estar feliz por apresentar sua mercadoria na feira do Judiciário.

"Além de ser uma feira conhecida e bem divulgada, as pessoas gostam desses produtos que são feitos com muito amor e carinho. Já é a segunda vez que a gente participa e é muito bom estar aqui".


Francisa participa da feira por meio do  projeto 'Famílias Atípicas Empreendedoras'. Foto: Caio Loureiro


Estão disponíveis para venda frutas, hortaliças, doces e geleias, pães, biscoitos, mel, entre outros produtos. São comercializados ainda produtos veganos e dietéticos.

A ação é promovida pelo Núcleo Socioambiental e pela Comissão Ambiental do TJAL, via Eco Rede da Justiça, que também envolve outros Tribunais. A Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri) e a Cooperativa Financeira Sicredi também fazem parte da ação.

Carol Neves - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br