Novos juízes do TJAL conhecem OAB, Defensoria Pública e Ministério Público
Encontros fazem parte de curso de formação inicial promovido pela Escola da Magistratura; objetivo é aproximar os magistrados da sociedade
Encontros visam estreitar relações entre instituições.
Os 13 novos juízes substitutos empossados pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) iniciaram uma série de visitas institucionais na última semana. Eles compareceram às sedes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Defensoria Pública do Estado e do Ministério Público Estadual (MPE), onde dialogaram com as equipes de cada instituição.
As visitas, realizadas entre os dias 210 e 23 de agosto, fazem parte do curso de formação inicial oferecido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), que visa alinhar, de forma inovadora, a formação teórica com a prática jurisdicional.
"Pensamos em um formato diferente para atender à necessidade do Judiciário, que conta com muitas unidades precisando de juízes. Assim, eles conciliarão o cuirso teórico com as atividades práticas já na própria comarca que será designada pela Corregedoria", explicou Parísio.
Novidades
A formação inicial dos magistrados recém-empossados teve início dia 20 de agosto. Durante as três primeiras semanas, os juízes permanecerão na Esmal, onde receberão aulas introdutórias, incluindo treinamento em sistemas judiciais como o SAJ. Em seguida, conciliarão suas atividades nas comarcas com o curso, dividindo a semana entre prática e teoria. De segunda a quarta-feira, atuarão nas unidades judiciais, e às quintas e sextas-feiras, retornarão à Esmal para a continuidade das aulas.
Essa abordagem prática busca não só acelerar o processo de integração dos novos juízes ao sistema judiciário, mas também fortalecer a interação com as instituições parceiras. Essas visitas permitem aos magistrados compreender melhor o papel de cada instituição e estabelecer uma colaboração mais estreita no exercício de suas funções.
Kenny Lucas – Ascom Esmal
imprensa@tjal.jus.br













