Esmal 09/09/2024 - 17:07:41
PCJE promove aula de Redação para 300 estudantes de escolas públicas
Evento preparatório para 11º Concurso de Redações contou com a participação do professor Eduardo Sampaio

A iniciativa inovadora tem como objetivo reforçar o domínio da língua portuguesa pelos estudantes.  A iniciativa inovadora tem como objetivo reforçar o domínio da língua portuguesa pelos estudantes. Foto: Kenny Lucas(Ascom/Esmal)
PCJE promove aula de Redação para 300 estudantes de escolas públicas

O professor Eduardo Sampaio, conhecido em Alagoas por sua atuação na preparação de candidatos para o Enem e concursos públicos, ministrou um aulão para 300 estudantes de escolas públicas nesta quinta-feira (5). A aula foi promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), como parte das ações preparatórias para o Concurso de Redação do programa, que premiará os melhores textos em outubro.

A iniciativa tem como objetivo reforçar o domínio da língua portuguesa e preparar os alunos para a produção de textos dissertativos-argumentativos, formato exigido tanto no Enem quanto no concurso de redação do PCJE. A juíza Carolina Valões, coordenadora do programa, destacou a importância de sempre buscar inovações para os estudantes.

"Queremos proporcionar um ambiente diferente de aprendizado, contando com a experiência de um professor que conhece profundamente as técnicas de redação e de preparação para concursos", explicou a magistrada.


Encontro 'complementa o trabalho dos professores', segundo Eduardo Sampaio. Foto Kenny Lucas

Educação e cidadania: o Judiciário mais próximo dos jovens

Participando pela primeira vez do programa, Eduardo Sampaio ressaltou a importância de aproximar o Poder Judiciário dos jovens e da comunidade. "O Judiciário não é uma instituição distante. Ele está ligado ao povo e à juventude, mostrando que, no futuro, eles também podem ocupar esses espaços. Este aulão complementa o trabalho dos professores que os acompanham ao longo do ano", afirmou o professor. Durante a aula, ele abordou a estrutura da redação, com ênfase em introdução, desenvolvimento e conclusão, além de questões de interpretação e linguagem.

Os alunos mostraram grande interesse pelas novas técnicas apresentadas. Roberth Santos, do 3º ano da Escola Estadual Prof. Édson dos Santos Bernardes, destacou a importância do conteúdo. "Foi uma experiência muito enriquecedora. Aprendemos sobre diversidade cultural, o novo acordo ortográfico e técnicas para escrever redações de forma mais original, algo que eu sentia falta nas produções anteriores. Espero que eventos como este aconteçam mais vezes", disse o estudante.

Concurso de redação: tema e datas

O tema do Concurso de Redação deste ano será "Educar sobre direitos e deveres: o Judiciário atuando na formação do(a) cidadão(ã)". As dissertações serão realizadas entre os dias 17 e 19 de setembro, com a participação de estudantes do 9º ano e do ensino médio das 12 escolas parceiras do PCJE.

Informações detalhadas sobre o concurso, incluindo a premiação, serão divulgadas na próxima terça-feira (10) em uma reunião on-line entre o PCJE e as escolas participantes.

O aulão contou com a presença de alunos de 12 instituições de ensino atendidas pelo PCJE: Escola Municipal Prof. Antídio Vieira, Escola Municipal Dr. José Haroldo da Costa, Escola Municipal Zumbi dos Palmares, Escola Municipal Tradutor João Sampaio, Escola Municipal Silvestre Péricles, Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento, Escola Estadual Prof. Edmilson Pontes, Escola Estadual Princesa Isabel, Escola Estadual Prof. José da Silveira Camerino, Escola Estadual Prof. Anaias de Lima Andrade, Escola Estadual Prof. Edson dos Santos Bernardes e Escola Estadual Prof. Mário Broad.

Kenny Lucas – Ascom/Esmal

imprensa@tjal.jus.br