Esmal 19/09/2024 - 18:54:27
Estudantes de escolas públicas participam de concurso de redação promovido pela Esmal
Competição envolve alunos de 12 unidades de ensino parceiras do PCJE; vencedores ganharão tablets e kits escolares

Aplicação das provas ocorreu de 17 a 19/09. Aplicação das provas ocorreu de 17 a 19/09. Foto: Kenny Lucas (Ascom/Esmal)

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) finalizou, nesta quinta-feira (19), a etapa de aplicação das provas de redação para alunos do 9º ano da rede municipal e da 1ª série do ensino médio da rede estadual, em 12 escolas parceiras do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). 

Os estudantes participarão do 11º Concurso de Redação do PCJE, cujo tema norteador será "Educar sobre direitos e deveres: o Judiciário atuando na formação do(a) cidadão(ã)". O objetivo do certame é estimular os estudantes a aprimorar suas habilidades de escrita, nos moldes de vestibulares como o Enem, e promover a reflexão sobre cidadania e responsabilidade social.

Preparação e expectativas

Ao longo do ano de 2024, o PCJE promoveu palestras e eventos com temas relevantes, ajudando a construir uma base de conhecimento sociocultural para os estudantes. Essas ações visam não apenas auxiliá-los na competição, mas também incentivar sua atuação como agentes transformadores da sociedade.

A professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Antídio Vieira, Maryanne Cedrim, destacou o preparo dos alunos para o concurso. “Criamos um cronograma de aulas semanais focadas na produção de texto. Trabalhamos com provas anteriores e ajudamos os alunos a se adaptar ao formato dissertativo-argumentativo”, explicou. Ela acredita que a preparação foi excelente e espera bons resultados de seus alunos, que já se destacaram em outros concursos.

Rhayssa Kayllanne, aluna do 9º ano da Escola Antídio Vieira, está ansiosa pelo resultado: “Achei a experiência muito interessante, pois nos ajuda bastante. Embora eu tenha algumas dificuldades, me esforcei muito e espero um bom resultado”, disse a estudante.

Impacto e relevância do concurso

Selma Lima, professora da Escola Estadual Silveira Camerino, ressaltou a importância da prática da escrita. “O concurso ajuda a reduzir a ansiedade dos alunos em futuras provas, como o Enem. Além disso, as palestras e discussões sobre cidadania incentivam os estudantes a refletir sobre a sociedade”, afirmou.


Estudantes da Escola Estadual José da Silveira Camerino participam do certame. Foto: Filipe Norberto (Ascom/Esmal)

O aluno Athur Uemoto, da mesma escola, vê o concurso como uma preparação essencial para o futuro. “A redação é o que mais reprova nos vestibulares e concursos. A iniciativa da Esmal é um grande impulso para nossa preparação”, destacou.

Premiação e avaliação

Os segundos e terceiros colocados de cada escola serão premiados com mochilas e kits escolares, enquanto os primeiros lugares receberão o mesmo prêmio, acrescidos de tablets. O professor orientador da melhor redação geral também será contemplado com um tablet, assim como o diretor da escola com o melhor desempenho geral.

A premiação ocorrerá no dia 18 de outubro, na sede da Esmal.  Mais informações podem ser acessadas no Edital.

A seleção das redações será feita inicialmente por uma comissão em cada escola, e as três melhores serão avaliadas na etapa final, na sede do PCJE, nos dias 25 e 26 de setembro. A comissão avaliadora final contará com representantes do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), da Esmal, e das secretarias de educação municipal e estadual. A última correção será realizada no dia 4 de outubro.

Filipe Norberto e Kenny Lucas - Ascom/Esmal

imprensa@tjal.jus.br