Esmal 30/09/2024 - 15:45:04
PCJE exibe filme para 280 alunos de escolas públicas
Sessão de cinema promoveu reflexões sobre superação e perseverança

Cerca de 280 estudantes acompanharam a sessão de cinema.  Cerca de 280 estudantes acompanharam a sessão de cinema. Foto: Kenny Lucas (Ascom/Esmal)

O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) realizou, nesta quinta-feira (26), a primeira edição do Cine Esmal de 2024. O evento reuniu 280 estudantes de escolas municipais e estaduais para assistir ao filme. Baseado em fatos reais, o longa narra a trajetória de um jovem que, apesar das condições adversas em que cresceu, tornou-se um neurocirurgião de renome mundial. O objetivo do Cine Esmal é promover reflexões entre os jovens, inspirando-os por meio da arte. 

Isaac Dantas, aluno do 9º ano da Escola Municipal Pompeu Sarmento, assistiu ao filme pela primeira vez e destacou o impacto da mensagem. “O filme é muito interessante, nos fez refletir sobre o valor da vida e a importância de se dedicar para alcançar o que queremos. Espero aplicar esses aprendizados na minha vida”, comentou o estudante.


Jovens reunidos para a 1ª exibição do Cine Esmal de 2024. Foto: Kenny Lucas (Ascom/Esmal)


Para Maria Madalena, professora de português da Escola Estadual Princesa Isabel, a obra oferece importantes lições aos alunos, muitos dos quais enfrentam desafios semelhantes aos do protagonista. 

“O filme aborda questões sociais como racismo e desigualdade, mostrando que, mesmo nascendo em situações difíceis, é possível prosperar. Alguns de nossos alunos enfrentam dificuldades, e essa história mostra que, com estudo e esforço, eles podem alcançar seus objetivos”, afirmou a docente.

Escolas participantes

Estudantes das Escolas Municipais João Sampaio, Antídio Vieira e Pompeu Sarmento, e das Escolas Estaduais Silveira Camerino, Edmilson Pontes e Princesa Isabel participaram da sessão.

Kenny Lucas – Ascom/Esmal

imprensa@tjal.jus.br