Esmal 04/10/2024 - 14:20:32
Júri técnico avalia textos inscritos no Concurso de Redação do PCJE
Pontuação considera critérios semelhantes aos do Enem; premiação acontecerá no dia 21 de outubro

Cada avaliador analisou um aspecto específico em todas as redações. Cada avaliador analisou um aspecto específico em todas as redações. Foto: Kenny Lucas (Ascom/Esmal)

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) realizou, nesta sexta-feira (4), a etapa de avaliação das redações enviadas por escolas participantes do Concurso de Redação do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). O júri técnico foi composto por representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), além de membros do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e da Esmal.

Segundo a coordenadora de projetos especiais da Esmal, juíza Carolina Valões, o concurso é uma oportunidade de incentivar os jovens a se prepararem, não só para a competição, mas também para o Enem e outras avaliações importantes. “Além disso, conseguimos nos aproximar dos estudantes de forma educacional e pedagógica", ressaltou.

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio, de 12 escolas das redes municipal e estadual, participaram da competição. O formato da prova seguiu os moldes da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim como os critérios de avaliação. A juíza Carolina destacou que nesta 11º edição do concurso houve mudanças significativas no processo de avaliação, visando maior precisão nos resultados.

“Esse ano, cada avaliador foi designado para analisar um aspecto específico em todas as redações, o que garante um processo mais detalhado e justo. Ao final, as notas de cada aspecto serão somadas para definir os vencedores. Esse trabalho envolve a Esmal, o TJAL, a Semed, a Seduc e nossos parceiros, como o SESI", explicou.

Bartolomeu Melo, representante da Semed e avaliador do concurso há três anos, comentou sobre o processo de avaliação deste ano. “Os alunos ainda enfrentam desafios na escrita, o que é um ponto importante a ser observado. No entanto, essa é uma oportunidade de aprendizado e melhoria. Eles demonstram bom raciocínio sobre o tema proposto, o que é muito positivo", afirmou.

Premiação

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 21 de outubro, a partir das 13h30, no auditório do Fórum do Barro Duro. Os primeiros colocados receberão tablets e kits escolares, enquanto os segundos e terceiros lugares serão premiados com os kits. O professor orientador da melhor redação de cada rede e o diretor da escola com melhor desempenho também receberão tablets.

Kenny Lucas - Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br