Geral 10/10/2024 - 12:31:49
1ª Vara da Infância e Juventude promove novo ciclo de audiências no complexo socioeducativo
Vinte e dois processos de adolescentes e jovens adultos internados ou em semiliberdade devem ser reavaliados até sexta (11)

Juiz Vinícius Garcia conduz o mutirão no sistema socioeducativo da capital. Juiz Vinícius Garcia conduz o mutirão no sistema socioeducativo da capital.

A 1ª Vara Criminal da Infância e Juventude iniciou, nesta quinta (10), novo ciclo de audiências concentradas no complexo socioeducativo da capital. Até sexta (11), 22 processos de adolescentes e jovens adultos internados ou em semiliberdade devem ser reavaliados.

Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo juiz Vinícius Garcia, titular da 1ª Vara, com auxílio de técnicos multidisciplinares. Nas audiências, é realizada a escuta de socioeducandos, dos familiares e da equipe que acompanha a execução da medida socioeducativa. Só depois é que o magistrado prolata a decisão.

O desembargador Celyrio Adamastor, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), acompanhou a força-tarefa. "Ela representa um esforço interinstitucional conjunto em busca de maior eficiência e celeridade na justiça, beneficiando não apenas os envolvidos nos processos, mas toda a sociedade".

Ainda segundo o desembargador, o Judiciário está comprometido em garantir que cada caso seja analisado de maneira justa e eficaz. 

Também acompanhou o mutirão, nesta quinta (10), o assistente técnico Maurilo Sobral Neto, do programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A força-tarefa atende a recomendação nº 98/2021 do CNJ.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br