Juiz Anderson Passos, com os representantes da Arpen/AL, Wagner Falcão e João Victor Abreu, Foto: Cortesia
O juiz Anderson Santos dos Passos, auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL), está participando da 30ª edição do Congresso Nacional de Registro Civil das Pessoas Naturais (Conarci), em Santa Catarina. O Conarci teve início na quinta (10), continua com a programação nesta sexta e termina no sábado (12).
O evento tem como tema “O registro para além do registro: atuação do registro civil na concretização de direitos, fomento econômico e eficiência estatal” e aborda questões sobre o registro civil e sua conexão com o Direito contemporâneo e os anseios da sociedade.
De acordo com o juiz Anderson Passos, o Conarci tem por objetivo discutir as últimas novidades legislativas e de provimentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tratam do registro civil de pessoas naturais.
“É muito importante essa participação da Corregedoria, para que possamos debater com os registradores, com o CNJ e com juristas, diversas questões que foram modificadas, recentemente, no âmbito do registro civil”, comentou o juiz.
Ainda, segundo o magistrado, o debate de temas relacionados ao registro civil é importante, principalmente, para a sociedade, uma vez que ela terá retorno quando as corregedorias regulamentarem a aplicação das normas e dos provimentos do CNJ, em âmbito local.
O Conarci é promovido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), com o apoio da Arpen-SC, e reúne registradores e juristas para, também, fomentar debates essenciais ao futuro da classe em todo o país.
Niel Rodrigues - Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com