Integrar 24/02/2010 - 13:19:34
Santa Luzia do Norte recebe equipe do Programa Integrar
Aprimorar a movimentação física e a localização de processos são alguns dos objetivos

Aline Torres, coordenadora do Integrar, organiza atividades na comarca de Santa Luzia do Norte Aline Torres, coordenadora do Integrar, organiza atividades na comarca de Santa Luzia do Norte Caio Loureiro (Dicom/TJ)

     Desde a última segunda-feira (22), técnicos do Programa Integrar estão em atividade no Fórum Deoclécio Feitosa, na Comarca de Santa Luzia do Norte. Os principais objetivos são aperfeiçoar as estruturas físicas e de processos, padronizar os serviços do Judiciário alagoano, além de capacitar os servidores com técnicas de trabalho que permitam a otimização do tempo. O treinamento prossegue até a próxima sexta-feira (26).

     “A continuidade do Programa Integrar e a sua interiorização são frutos do empenho da desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e do Corregedor-geral da Justiça, José Carlos Malta Marques”, ressaltou a coordenadora estadual do Programa Integrar, Aline Torres, depois de conclamar aos servidores a colocarem em prática todas as mudanças.

     Benefícios

     Além de beneficiar o município de Santa Luiza do Norte, as ações do Integrar nessa comarca também favorecem os municípios de Coqueiro Seco e Satuba, que ficam na região circunvizinha.

     Segundo o juiz Sandro Augusto dos Santos, responsável pela comarca, existem cerca de 2500 processos cíveis e criminais em tramitação na comarca e isso é um fator que torna o serviço moroso. “Essa gama de processos dificulta um pouco o trabalho. Devemos aproveitar a presença do Integrar para assimilar e colocar em prática todo o aprendizado”, declarou o magistrado, orgulhoso de fazer parte do primeiro interior a receber a equipe do Programa.

     Os doze serventuários da Justiça que integram a comarca de Santa Luzia junto com o magistrado responsável terão a responsabilidade de dar continuidade a todos os procedimentos realizados com a equipe de técnicos do Integrar

     O trabalho

     Uma equipe de multiplicadores do Integrar, durante uma ou duas semanas, dependendo da quantidade de processos da comarca, capacita os servidores locais tratando sobre temas específicos, a exemplo de gerenciamento de rotina e organização do trabalho.

     O município de Arapiraca é o próximo a receber a equipe do Programa Integrar. As atividades iniciarão na próxima segunda-feira (29).