Esmal completa 22 anos promovendo ensino e cidadania
Cultura e melhorias na estutrura física são destaques do último ano da atual direção
Diretora-geral da Esmal, Desembargadora Elisabeth Nascimento em campanha de natal que mobilizou servidores Caio Loureiro
Criada por Lei Estadual 4.804 de 9 de setembro de 1986, a Escola Superior da Magistratura de Alagoas completa 22 anos de realizações científicas e culturais no âmbito do Poder Judiciário em Alagoas.
Considerada instituição de destaque na promoção da formação e aperfeiçoamento de magistrados e serventuários do Judiciário alagoano, a Esmal tem primado ao longo dos anos não somente pela realização de treinamentos e capacitações de ensino e extensão, mas também pelo desenvolvimento de ações culturais que integrem Justiça e sociedade.
A partir da atuação de programas como o Cidadania e Jutiça na Escola, a Esmal tem contribuído para o combate à violência e a promoção de uma cultura de paz entre crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas alagoanas. A partir de ações de promoção social, como o projeto "Seja Meu papai Noel neste Natal", a Escola conseguiu mobilizar todos os magistrados e servidores do Poder Judiciário para garantir um natal com presentes para dezenas de crianças carentes de Maceió.
Nos últimos anos foram realizadas nas dependências da Escola inúmeras palestras, conferências, exposições artísticas, apresentações musciais, exibições de filmes e monólogos teatrais.
Para acompanhar as necessidades de formação e capacitação de juízes e servidores da Justiça, o prédio da Escola sofreu reformas e obras para ampliação, passando a contar com as mais modernas dependências, além de pessoal e equipamentos.
Moderna Estrutura
Além de funcionar como espaço para ensino e pesquisa, a Esmal possui uma moderna estrutura e salas para realização de reuniões e eventos.
O prédio que abriga a nova sede desde dezembro de 2002, conta com dois mini-auditórios, galeria dos Desembargadores e Memorial contendo peças históricas do Poder Judiciário, laboratório de informática para cursos de aperfeiçoamento e capacitações, além da Biblioteca Desembargador Antero Montenegro Medeiros com completo acervo de livros e coletâneas jurídicas.
O auditório Professor Almachio de Oliveira Costa, possui 308 lugares e tem funcionado para realização de diversos eventos, além de receber os Tribunais do Júri.
O Café Literário Marili Ramos, espaço criado para a descontração e confraternização de magistrados e servidores, tem sido utilizado para a realização de diversos eventos culturais e apresentações musicais.
Veja fotos da estrutura da Esmal













