Desembargadora Elisabeth Carvalho é a primeira mulher a governar AL
Vice-presidente Pedro Augusto Mendonça está no comando do TJ até a próxima terça-feira
Presidente do TJ/AL mais uma vez entra pra história de Alagoas como a primeira mulher a assumir o governo Caio Loureiro (Dicom/TJ)
Sertaneja de Delmiro Gouveia e primeira mulher a assumir a presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas, a desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento faz história mais uma vez na manhã desta sexta-feira (5), ao assumir o comando do Governo do Estado, em substituição ao titular, Teotonio Vilela Filho, licenciado do cargo.
Elisabeth tomou posse como desembargadora em 2003, na época a primeira mulher a ocupar um dos 11 acentos - atualmente 15 - na Corte de Justiça alagoana. Em fevereiro de 2009, foi empossada presidente do Judiciário para o biênio 2009/2010. Desde então, tem pautado seu trabalho na transparência e na descentralização de ações para beneficiar cidadãos de todo o Estado.
Justiça Social
Em seu discurso de posse na Chefia do Judiciário, a desembargadora Elisabeth, sertaneja que recebeu as primeiras letras em Palmeira dos Índios, Agreste do Estado, reforçara sua luta pelos direitos sociais da comunidade mais sofrida. "Minha luta pelos direitos sociais do povo sertanejo é uma consequência natural do que vivenciei e presenciei. Eu conheci a seca, a falta de água", recordou.
Um ano depois de assumir o comando do Judiciário, Elisabeth Carvalho tem mais um histórico desafio. Governará Alagoas até a próxima quarta-feira. Nos cinco dias de trabalho no Palácio República dos Palmares, Elisabeth tem agenda movimentada. Neste domingo, participa da Caminhada da Mulher, que movimenta a orla de Ponta Verde, na capital.
Nise da Silveira
Na segunda-feira, a governadora em exercício conduz a entrega da Comenda Nise da Silveira, alusiva a uma das primeiras alagoanas, e brasileiras, a se formar em Medicina. Nise ganhou notoriedade internacional ao defender o tratamento de pacientes com distúrbios psiquiátricos sem utilização de formas violentas, como o confinamento em hospitais.
O vice-presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Pedro Augusto Mendonça, assumiu a presidência do Judiciário nesta sexta-feira. Ele responde pela Corte até terça-feira, quando Elisabeth Carvalho conclui seu trabalho no Governo do Estado e transmite o cargo ao vice-governador José Wanderley Neto.













