Especial 08/03/2010 - 11:58:25
Elisabeth Carvalho realiza entrega da Comenda Nise da Silveira
Governadora interina do Estado preside solenidade que homenageará dez mulheres alagoanas

Desa. Elisabeth entregará condecoração na condição de governadora interina do Estado Desa. Elisabeth entregará condecoração na condição de governadora interina do Estado Caio Loureiro

     Na condição de primeira mulher a assumir o Poder Executivo de Alagoas, a governadora do Estado em exercício, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, realizará a solenidade de entrega da Comenda Nise Magalhães da Silveira, nesta segunda-feira (08), a dez importantes figuras femininas do Estado. A condecoração é atribuída às mulheres que se destacam por serviços relevantes prestados à sociedade.

     A homenagem terá início às 19 horas, no Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, e será seguida da apresentação da cantora brasileira Zizi Possi, com o espetáculo “Zizi Possi in Concert”, promovido pela parceria entre o Poder Judiciário de Alagoas e o Governo do Estado.

     Homenageadas

     Dentre as mulheres que receberão o prêmio pela colaboração em defesa das melhorias sociais, destacam-se a desembargadora do Tribunal de Justiça de Alagoas Nelma Torres Padilha, a juíza Maria Ester Fontan Cavalcanti Manso e a pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann (in memoriam).

     A cientista social Débora Nunes, a ginecologista Eleusa Passos Tenório da Silva, a líder indígena Ermelinda Celestino da Silva, as advogadas Maria Fernanda Quintella Brandão Vilela e Marli Ribeiro de Souza, a prefeita de Santana de Ipanema, Renilde Silva Bulhões Barros e a pianista Selma Teixeira Britto também serão homenageadas no evento.

     Comenda

     Nise da Silveira, psiquiatra maceioense que dá nome à comenda, tornou-se uma personagem marcante na história mundial por utilizar tratamentos alternativos em doentes mentais, recusando o modelo de tratamento com eletrochoque, bastante usado na época. Em 1952, a psiquiatra alagoana fundou o Museu de Imagens do Inconsciente, na cidade do Rio de Janeiro, onde são armazenados trabalhos artísticos de pintura e modelagem realizados por pacientes.

     A Comenda Nise Magalhães da Silveira foi instituída por meio de decreto 38.267, de dezembro de 1999. Desde 2001, o Governo do Estado tem homenageado, no Dia Internacional da Mulher, dez importantes mulheres cujos trabalhos merecem reconhecimento.