Mutirão da Cidadania da Esmal promove ações em Atalaia
Cidadania e Justiça promoveu palestras para 150 estudantes na Escola Floriano Peixoto
Cidadania e Justiça promoveu palestras para 150 estudantes na Escola Floriano Peixoto
Cursos para capacitação de servidores, exames gratuitos de DNA e palestras para estudantes do Ensino Médio, foram as ações promovidas pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas, durante a primeira etapa do Mutirão da Cidadania, realizado nesta sexta-feira (19), no município de Atalaia.
Representando a direção da Esmal, estiveram presentes ao mutirão, os juízes Maria Lúcia de Fátima Pirauá, coordenadora de Projetos Especiais Esmal e João Dirceu Soares Moraes, coordenador de cursos para servidores do Poder Judiciário, que fez a abertura da aula ministrada pelo professor Antônio Jambo Muniz Falcão, no curso ministrado para servidores.
Capacitação de servidores e testes de DNA
Funcionários das Comarcas de Atalaia, Viçosa, Cajueiro, Boca da Mata, Pilar e São Miguel dos Campos, num total de 50 pessoas, participaram do curso de Atualização em Processo penal, capacitação promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas. O curso aconteceu das 8h às 12h, no auditório do Tribunal do Júri da comarca de Atalaia.
Durante o Mutirão da Cidadania Esmal também foram feitas coletas de material genético para realização de exames de DNA. As coletas beneficiaram 70 pessoas.
Cidadania e Justiça
Direitos e deveres dos alunos foi o tema da palestra realizada para 150 alunos da Escola Municipal Floriano Peixoto, que contou com a participação de educadores e estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. A iniciativa fez parte da programação do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE).
“O Programa Cidadania e Justiça trouxe a grande oportunidade dos alunos se expressarem. Agradeço a todos que participam deste projeto”, disse Laís de Melo Costa, de 15 anos, estudante matriculada no 3º ano do Ensino Médio.
Os alunos foram distribuídos em três grupos para participar das palestras, ministradas pela pedagoga Zirleide Marta de Andrade Moura, voluntária do PCJE. Durante o encontro, muitos adolescentes aproveitaram para esclarecer dúvidas e também reivindicar direitos que não vinham sendo respeitados pela escola.
Os debates realizados no auditório da Escola Floriano Peixoto representou a segunda atividade do PCJE em Atalaia, durante o mês de março. No Dia Internacional da Mulher, a caravana do programa esteve na cidade promovendo uma palestra que falou sobre as conquistas femininas. O encontro foi na Câmara Municipal de Atalaia.
Sobre o projeto Mutirão da Cidadania
A iniciativa foi instituída em 2007 pela direção da Esmal com o objetivo de aproximar os serviços do Judiciário da população do interior do Estado, principalmente os mais carentes. Atende a uma meta da desembargadora presidente do TJ/AL, Elisabeth Carvalho Nascimento, que é aproximar cada vez mais o Judiciário da população. Desde 2009, o programa passou a atender mais duas cidades-pólo: Delmiro Gouveia e Atalaia, ampliando para 53 o número de comarcas beneficiadas pelos mutirões.
Além de Atalaia, os municípios de Porto Calvo, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Penedo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia receberão, também serão contemplados com etapas do Mutirão da Cidadania da Esmal.













