Interior 23/03/2010 - 10:05:47
Juizado Especial de Santana do Ipanema é reinaugurado com festa
Melhorar a prestação jurisdicional foi o objetivo da reforma do prédio

Corregedor do TJ presidiu a solenidade de reinauguração do Juizado Corregedor do TJ presidiu a solenidade de reinauguração do Juizado Caio Loureiro (Dicom/TJ)

     Mais festa e comemorações no sertão alagoano. Na última segunda-feira (22), a população do município de Santana do Ipanema foi presenteada com a reinauguração do prédio do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) do município. O objetivo da reforma, que teve investimento de mais de R$ 100 mil, foi melhorar as instalações físicas e consequentemente aprimorar os serviços da Justiça para a população.

     A apresentação de uma orquestra sinfônica composta por jovens e crianças do município deu início à solenidade, que contou com a presença de autoridades civis e militares, magistrados e servidores do Judiciário e representantes do Poder Executivo municipal.

     Denominado Vereador Abdon Marques, o Juizado Especial tem competência para conciliação, processo e julgamento de causas cíveis de menor complexidade de causas que não excedam quarenta salários mínimos, excluindo as ações de natureza alimentar, falimentar, fiscal e de interesse da Fazenda Pública. Localizado no sertão alagoano, o município de Santana do Ipanema tem uma população de aproximadamente 40 mil habitantes e fica localizado à aproximadamente 168km de Maceió.

     “Com as novas instalações, magistrados e servidores poderão melhor desempenhar seus serviços diários e, consequentemente, melhor atender a população santanense”, destacou a juíza Francisca Arlinda, responsável pelo JECC de Santana do Ipanema, que também rendeu grandes homenagens ao vereador Abdon Marques, que por cinco vezes fez parte da Câmara Municipal de Santana.

     O promotor de Justiça José Antônio Malta Marques, filho do homenageado do dia, contou um pouco da trajetória do seu pai e de sua família e disse estar muito honrado por poder ver o nome de seu pai em um dos prédios do Judiciário do município. “Apesar de não ter estudado Direito e exercido qualquer função do Judiciário, meu pai foi uma pessoa que praticou a justiça todos os dias da sua vida, sempre preocupado com os cidadãos santanenses e em melhorar a qualidade de vida da população”, disse o promotor.

     Homenagem

     A solenidade de reinauguração foi presidida pelo desembargador José Carlos Malta Marques, na oportunidade representando a presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, que por motivos de saúde não participou do evento. A Câmara Municipal de Santana do Ipanema homenageou, através de uma moção honrosa, a presidente do TJ/AL, pelos serviços prestados à população alagoana durante sua gestão à frente do Judiciário. O desembargador Alcides Gusmão da Silva recebeu o título das mãos do presidente da Câmara, vereador Enaldo Melo.

     “Esta é uma homenagem a uma grande mulher, uma sertaneja que nunca esqueceu do povo sofrido da nossa região e que tem se preocupado, à frente do Judiciário, em aproximar a Justiça do povo mais humilde, principalmente os que residem no interior do Estado”, enfatizou Enaldo Melo.