Presidente do TJ recebe o título de cidadã honorária de Maceió
Homenagem proposta pela vereadora Tereza Nelma foi aprovada, por unanimidade, na Câmara Municipal
Elisabeth Carvalho Nascimento recebe das mãos de Tereza Nelma o título de cidadã maceioense Caio Loureiro
A desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), recebeu, na manhã desta quinta-feira (25), o título de cidadã honorária da cidade de Maceió. A entrega da comenda, proposta pela vereadora Tereza Nelma e aprovada por unanimidade, foi realizada no Plenário Galba Novaes de Castro, sede do Poder Legislativo municipal.
“Eu agradeço, inicialmente, a vereadora Tereza Nelma por ter descoberto em mim atributos que me habilitaram a receber tão honroso título. Agradeço também a todos os excelentíssimos vereadores que tornaram real essa homenagem. Nutro por Maceió, o mesmo sentimento de amor que tenho por Delmiro Gouveia, cidade onde nasci, e Palmeira dos Índios, onde vivi minha infância”, discursou a desembargadora.
Homenagens
Acompanhada pelas vereadoras Heloísa Helena, Rosinha da Adefal, Fátima Santiago e Tereza Nelma, Elisabeth Carvalho integrou a mesa solene da Câmara Municipal. O presidente da Casa, Eduardo Holanda, deu início à sessão apresentando o vídeo “Da Cor do Presente”, que apresentava fotografias de lugares e momentos importantes da desembargadora: como sua infância, a cidade onde nasceu e a sua família.
Depois de se emocionar muito com a exibição do vídeo, a Elisabeth Carvalho recebeu das mãos de Tereza Nelma o título de cidadã honorária de Maceió, concedido com base no Decreto Legislativo 443/2009. “Desde cedo, ainda menina, Elisabeth se interessou pela missão de levar mais Justiça ao povo”, afirmou a vereadora, que aproveitou para pedir à desembargadora a criação da Vara da Criança e do Adolescente.
Dando continuidade a cerimônia, o vereador Galba Novaes recitou, em homenagem a mais nova cidadã maceioense, o poema de Vitor Hugo, “O homem e a mulher”. “Enfim o homem está colocado onde termina a terra; a mulher, onde começa o céu”, encerrou o vereador. Em seguida, A vereadora Silvânia Barbosa entregou à magistrada a placa de cidadã maceioense. “Muitas vezes, a gente (mulher) pensa em desistir, mas quando olhamos o seu exemplo, desembargadora, temos força para prosseguir”, finalizou a vereadora.
A presidente da Academia Palmeirense de Letras, Isvânia Marques, leu o poema “Azulidade”, de autoria da própria desembargadora. Por último, a irmã da homenageada, Maria José Carvalho Nascimento, representou a família: “É uma honra ter você na família e vê-la crescendo passo a passo”, concluiu.
Prestigiaram a cerimônia, os desembargadores Nelma Torres Padilha, James Magalhães de Medeiros, Alcides Gusmão da Silva, Mário Casado Ramalho, Otávio Leão Praxedes e Maria Catarina Ramalho. Além deles, a vice-prefeita de Maceió, Lurdinha Lyra, e o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Maurílio Ferraz, também prestigiaram a solenidade.













