Presidência 06/04/2010 - 14:30:25
Conciliação: unidade deve ser instalada na Associação Comercial
Ação é fruto da parceria firmada entre o Tribunal de Justiça e a Federação das Associações Comerciais

Reunião nesta terça definiu diretrizes para atuação do posto avançado Reunião nesta terça definiu diretrizes para atuação do posto avançado Caio Loureiro (Dicom/TJ)

     A presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, reuniu-se, na manhã desta terça-feira (06), com representantes da Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas (Federalagoas). Na ocasião, foram discutidos os detalhes sobre a instalação do Posto Avançado de Conciliação Extrajudicial (Pace) nas dependências da Associação Comercial de Alagoas.

     A parceria tem por objetivo realizar audiências voltadas à resolução de conflitos, referente a processos de responsabilidade civil e empresarial, que serão mediados por conciliadores devidamente capacitados. Além de juízes e advogados, quatro estagiários de Direito deverão ser convocados para atuarem como conciliadores do projeto.

     Para a juíza Fátima Pirauá, é importante trazer para o processo conciliatório conflitos que ainda se encontram em fase pré-processual. “O projeto deverá dedicar-se não só a solucionar recursos que já se encontram em tramitação na Justiça, mas principalmente evitar que novos processos sejam abertos, desafogando assim o Judiciário”, enfatizou.

     Estiveram presentes à reunião, o presidente da Federalagoas, Geminiano Jurema, a diretora superintendente do órgão, Isabella Bezerra, e a advogada Paula Fazio.

     Curso de capacitação

     Com o objetivo de capacitar os conciliadores envolvidos na parceria entre o TJ/AL e a Federalagoas, um curso será ministrado pelo juiz Roberto Barcellar na Associação Comercial do Estado, a partir do dia 30 de abril.