Sistema Infovia é implantado no Poder Judiciário Alagoano
Ferramenta facilitará a comunicação entre os Tribunais de Justiça e órgãos jurídicos
Implantado na noite de segunda-feira (06), o sistema facilitará a comunicação entre os Tribunais Caio Loureiro (Dicom/TJ)
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) implantou na última segunda-feira (05) o Sistema Infovia, um serviço de comunicação que será responsável por interligar via telefone sedes dos Tribunais e outros órgãos jurídicos como Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunais de Regionais Federais (TRFs). A partir de agora as ligações feitas entre esses órgãos serão gratuitas.
José Baptista, integrante da Diretoria de Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) do TJ/AL, afirma que, entre os benefícios, estão a redução do custo nas ligações e a diminuição da quantidade de ramais externos, visto que a maior parte dessas ligações são para outros Tribunais e outros órgãos do Judiciário. “A intenção é que todos os orgãos judiciários do país tenham esse sistema implantado. Hoje faltam apenas sete TJs para receber o Infovia em todo Brasil”, afirma.
A implementação técnica atende à meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que se refere à infraestrutura e tecnologia necessárias à modernização do Poder Judiciário. Depois do Judiciário alagoano, os próximos Tribunais que receberão o sistema Infovia serão os TJs de Aracaju, Bahia e Ceará.
Sistema Infovia
As Infovias diferem das redes de comunicações atuais pelo seu caráter universalizante e por ser uma rede multiserviço, que possibilitaria a distribuição de todos os serviços oferecidos separadamente pelos sistemas atuais. Isto significa que ela é capaz de tratar com igual eficiência tanto o tráfego de dados como os de telefonia, vídeo e áudio.













