Núcleo estadual do Programa Integrar apresenta resultados 2009/2010
Equipe do Programa produz mensalmente mais do que três unidades judiciais juntas
Coordenadora-geral do Programa Integrar em Alagoas, Aline Torres, durante apresentação dos resultados Caio Loureiro (Dicom/TJ)
O Núcleo estadual do Programa Integrar realizou, na tarde desta segunda-feira (26), a prestação de contas de suas atividades. A reunião abordou as ações do Programa desde dezembro de 2009 até março de 2010 e aconteceu no plenário Desembargador Antônio Nunes, na sede do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). A desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, presidente da Corte Estadual, esteve presente.
O objetivo do Programa Integrar em 2010 é expandir suas atividades para todo o Estado. Ao todo, 36 unidades judiciais, em cinco municípios alagoanos, receberam o apoio da equipe de multiplicadores do programa. As cidades beneficiadas foram Santa Luzia do Norte, Igaci, Arapiraca, Penedo e Maceió.
Entre as principais ações realizadas nas comarcas estão a capacitação de escrivães, as mudanças na metodologia do trabalho e as melhorias no ambiente físico. “Apesar de todas as dificuldades, nunca se julgou tantos processos no estado de Alagoas. Esse é um dado estatístico”, afirmou o juiz coordenador Fernando Tourinho, ao ressaltar que foram julgados mais de 140 mil processos no ano passado e menos de 108 mil impetrados, primeira vez na história que a quantidade de processos julgados supera os que deram entrada.
A desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento e o Corregedor-geral da Justiça, José Carlos Malta Marques parabenizaram toda equipe do Programa pelos resultados obtidos. “Realmente a equipe do Integrar está de parabéns. Agora é preciso estender esse trabalho para mais unidades e municípios”, disse a desembargadora-presidente do TJ/AL.
Participaram da solenidade o desembargador Otávio Leão Praxedes, magistrados e diretores do Tribunal de Justiça de Alagoas.
Investimentos
“O gasto da equipe do Integrar é mínimo em relação aos seus resultados. Enquanto três unidades juntas movimentam uma média de 6132 processos no Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) e declaram 228 sentenças, com o apoio do Integrar são movimentados 12453 processos e prolatadas 306 sentenças”, explicou Aline Torres, coordenadora-geral do núcleo estadual.













