Integrar 27/04/2010 - 17:04:35
“Nosso objetivo é a satisfação do jurisdicionado”, diz Lêonia Silva
Coordenadora de eixos do Integrar destaca a importância do programa no Judiciário alagoano

Para coordenadora, os trabalhos do Integrar auxiliam na regularização dos trâmites processuais Para coordenadora, os trabalhos do Integrar auxiliam na regularização dos trâmites processuais Caio Loureiro (Dicom/TJ)

     Otimizar os serviços das unidades judiciárias, garantindo celeridade às atividades e satisfação aos jurisdicionados. Esse é o objetivo da equipe estadual do Programa Integrar, que atua em Alagoas desde de setembro do ano passado, reorganizando Varas e Juizados e oferecendo novos métodos de trabalhos aos servidores. Para 2010 a equipe do Programa espera expandir seu campo de trabalho a todas as comarcas do interior.

     Para a coordenadora dos eixos de minuta de sentença, expedição cartorária e cumprimento, Lêonia Maria Silva, a atuação do Programa Integrar nas Varas e Comarcas do Estado garante melhorias não só no aspecto físico do ambiente, como também no cumprimento das atividades. “O foco do trabalho desenvolvido pelos eixos do Integrar consiste, principalmente, na garantia de melhores métodos de trabalhos, o que gera mais celeridade e contribui no desafogamento das unidades, tanto na parte cartorária como nos gabinete dos magistrados. Isso viabiliza a atualização na tramitação dos processos e colabora na satisfação do jurisdicionado”, ressalta a coordenadora.

     De acordo com Leônia Silva os processos que são enviados para as equipes passam antes por uma triagem feita pelos multiplicadores do programa, que selecionam os casos endereçados as Comarcas da capital e cidades vizinhas e enviam para os oficiais de justiça do Integrar, que cumprem os mandados.

     “A equipe de minuta é responsável pelo julgamento de sentenças de mérito, chegando a realizar 200 minutas por mês. As pessoas que atuam na expedição desenvolvem os trabalhos de expedição dos mandados de citação, intimação, ofício, carta precatória entre outros. Já os membros do eixo de cumprimento, que são os oficiais de justiça, trabalham no sentido de efetuar os expedientes destinados a Capital e a cidades vizinhas. Esse trabalho realizado em equipe vem transformando a Judiciário alagoano que sempre teve como objetivo a satisfação de seu jurisdicionado”, destaca Lêonia Maria Silva, coordenadora de eixos do Programa Integrar.