Presidência 28/04/2010 - 11:47:18
Cruz Vermelha homenageia Elisabeth por apoio aos Jovens Aprendizes
Cinco menores do programa desempenham diariamente funções no Judiciário Estadual

Presidente Elisabeth Carvalho recebe trofeu “Amigo da Cruz Vermelha” Presidente Elisabeth Carvalho recebe trofeu “Amigo da Cruz Vermelha” Caio Loureiro (Dicom/TJ)

     A desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), recebeu, na manhã desta quarta-feira (28), o troféu “Amigo da Cruz Vermelha”, em agradecimento pelo apoio ao programa de Jovens Aprendizes mantido pela entidade, que identifica jovens em situação de risco e tenta inseri-los no mercado de trabalho. Atualmente, cinco aprendizes trabalham no Judiciário Estadual.

     “O Tribunal de Justiça de Alagoas é uma das entidades que abraçaram nosso projeto desde o seu princípio. Absorve cinco aprendizes e lhes dão a oportunidade de iniciar a vida profissional. Eis a razão pela qual a presidente Elisabeth Carvalho, atenta às questões sociais do Estado, recebe hoje esta homenagem”, explica Maria Helena Russo Lessa, atual presidente da Cruz Vermelha em Alagoas.

     Os aprendizes são escolhidos a partir de rigoroso processo seletivo em que o principal critério é situação de vulnerabilidade. “Dentre os critérios, priorizamos a questão da moradia em área de risco e a renda familiar de até um salário mínimo. Os selecionados recebem meio salário mínimo por quatro horas diárias de trabalho”, explica a assistente social Sônia Freitas Baía, secretária geral da Cruz Vermelha no Estado.

     O Tribunal de Justiça conta com os serviços de cinco aprendizes. Todos precisam estar matriculados e apresentar desempenho escolar à coordenação do programa. Atualmente, há 300 aprendizes com idades entre 14 e 18 anos no cadastro da entidade. Deste total, menos de 30% tem sido absorvido por empresas públicas ou privadas. “Precisamos firmar novas parcerias para ampliar o programa”, reforçou Maria Helena.