Esmal 28/04/2010 - 16:07:00
Escola Superior da Magistratura promove mutirão em Porto Calvo
Objetivo é beneficiar a população do interior do Estado com as ações da Esmal

Centenas de pessoas foram beneficiadas com os serviços oferecidos pelo Mutirão da Esmal Centenas de pessoas foram beneficiadas com os serviços oferecidos pelo Mutirão da Esmal Esmal

     A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) promoveu, na última sexta-feira (23), mais uma etapa do Mutirão da Cidadania, que aconteceu no município de Porto Calvo. O objetivo do evento foi estender as ações da Esmal para o interior, beneficiando a população que não tem acesso aos serviços oferecidos pelo Poder Judiciário de Alagoas.

     Na ocasião, o Programa Cidadania e Justiça na Escola promoveu duas palestras para cerca de 220 alunos da rede pública. Os temas debatidos com os estudantes foram “Drogas”, ministrado pelos agentes da Polícia Federal, Assis e Lúcia leite, e “Violência e exploração sexual”, conduzido pela psicóloga Polyana. As palestras, que foram dirigidas por voluntários, ocorreram na Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação.

     Ações de reconhecimento de paternidade também foram realizados durante o mutirão, totalizando 54 exames de DNA gratuitos à população. Aos servidores do Poder Judiciário foi oferecido o Curso de Atualização em Processo Penal, que teve como facilitador o professor Fernando Jambo.

     “É importante destacar que esses servidores estão sendo capacitados em suas próprias comarcas ou muito próximo delas, evitando que tenha que se deslocar até Maceió para participar dos cursos. Com servidores mais capacitados, a qualidade dos serviços ofertados pelo Judiciário à população aumenta”, destacou o juiz João Dirceu Soares Moraes, coordenador de cursos para servidores da Esmal.