Investimento em tecnologia agiliza prestação de serviço do Judiciário
Lenine: Itawiltanã Albuquerque (DICOM/TJ)
O presidente da Comissão de Informática do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), juiz Alexandre Lenine anunciou o investimento em tecnologia que possibilitará o cumprimento das novas metas do Judiciário para 2010. “Tudo passa pela tecnologia. Para o sucesso das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é preciso investimento”, enfatizou o presidente da Comissão de Informática do TJ/AL, juiz Alexandre Lenine, na abertura do I Workshop do Judiciário.
Na gestão da desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, a presença e aceitação da tecnologia pelos magistrados e servidores têm servido de base para o cumprimento das metas. Quatro milhões foram investidos no último ano. “Só em janeiro desse ano foram cadastrados e distribuídos 7424 processos no Fórum da Capital. Não fossem a automação, a tecnologia, o trabalho de forma ágil não seria possível”, frisou a coordenadora de sistemas Luciana Luna.
Em Alagoas, 100% das unidades jurisdicionais já estão informatizadas e interligadas, o que permite a alimentação, em tempo real, do banco de dados para consultas processuais. Outra conquista na área de tecnologia foi a consolidação da virtualização processual dos 20 juizados especiais. Hoje, o Processo Judicial Digital (Projudi) tem 53.917 processos cadastrados e 17.500 acessos semanais.
A economia de papel já pode ser sentida depois da implantação bem sucedida do sistema de envios de ofícios e memorandos pela Intrajus. Com o Diário da Justiça Eletrônico (DJE), no ar desde maio de 2009, 26 milhões de folhas de jornais deixaram de ser impressas. “Antes da Intrajus era necessário um carro se deslocar até o Fórum, por exemplo, para entregar apenas um ofício. Hoje, é mais econômico e mais rápido”, constatou o diretor-adjunto de Tecnologia da Informação do TJ/AL, José Batista.
Infraestrutura
O uso da Infovia, que permite a redução de gastos com telefone, implementação de internet sem fio no Tribunal e Fórum da Capital, cursos de informática para servidores, ampliação do laboratório de informática da Escola Superior da Magistratura (Esmal), são outros exemplos de investimentos em estrutura, além do aumento da capacidade de armazenamento do Data Center, que fará do Tribunal de Justiça o maior parque tecnológico de Alagoas.













