Corregedoria 04/05/2010 - 12:56:19
Juiz Paulo Zacarias confirmado na Comissão de Adoção Internacional


 Juiz Paulo Zacarias continua na presidência da Comissão Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) Juiz Paulo Zacarias continua na presidência da Comissão Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) Caio Loureiro (Dicom/TJ)

     O corregedor-geral do Judiciário alagoano, desembargador José Carlos Malta Marques, publicou portarias,na edição desta terça-feira do Diário da Justiça Eletrônico, ratificando a permanência do juiz Paulo Zacarias das Silva, ex-auxiliar da Corregedoria Geral e atualmente no posto de juiz eleitoral da comarca de Maceió, como presidente da Comissão Judiciária de Adoção Internacional do Estado de Alagoas (Cejai).

     O corregedor também modificou dois dos artigos do provimento que define regras para o funcionamento da Cejai. No artigo 3º, ficou estabelecido que a Cejai será composta quem exerce as seguintes funções: corregedor-geral da Justiça, juiz de Direito de 3ª entrância que exerça, preferencialmente suas funções na capital, um juiz de Direito da Infância e da Juventude, um juiz de Direito de uma das Varas de Família da Capital.

     No artigo 4º do mesmo provimento, há a confirmação de que a presidência da comissão será exercida sempre pelo corregedor-geral da Justiça ou por um juiz de Direito por ele designado. Criada em 1996, a comissão cumpre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), especialmente no que diz respeito à adoção de crianças e adolescentes realizada por pessoas residentes ou fora do território nacional.

     A comissão realiza ainda estudo prévio e análise dos pedidos de adoção formulada por pretendentes residentes ou domiciliados fora do País, considerando-se não somente a nacionalidade, mas também o lugar em que o adotando passará a morar com sua nova família. Cabe à Cejai fornecer o laudo de habilitação, documento obrigatório para instrução do processo de adoção, dentro das regras da legislação brasileira.