Corregedoria 24/05/2010 - 10:13:14
Juiz auxiliar da CGJ discute questão dos adolescentes em conflito com lei
Fernando Tourinho conduz debate em seminário sobre adoção na tarde desta quinta-feira

Fernando Tourinho, juiz da Infância e Juventude, é auxiliar da Corregedoria Fernando Tourinho, juiz da Infância e Juventude, é auxiliar da Corregedoria Caio Loureiro (Dicom/TJ/Arquivo)

     O juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Fernando de Omena Tourinho, é um dos palestrantes do II Seminário sobre Adoção, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esmal). A juíza Ana Florinda Dantas também participa da discussão, que começa nesta quarta-feira, no auditório da Esmal, bairro do Farol, a partir das 19h.

     Maria Lilian Mendes de Carvalho, promotora da 17ª Vara Privativa da Infância e Juventude de Aracaju (SE), profere a palestra de abertura do evento com a seguinte temática: “Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Proteção ou Revitimização?”. Na mesma noite, haverá apresentação do vídeo sobre a Casa de Adoção Rubens Colaço, uma das 22 instituições de acolhimento de crianças em Alagoas.

     Na quinta-feira, a partir das 8h30, o psicólogo e pai por adoção Laerte Leite conduz os debates em torno de tema relevante: “Adoção Mal Sucedida – Aspectos Psicossociais”. Em seguida, Marta Maristela Gomes e Myrtes Granja, representantes de organismo francês que cuida da adoção, expõem outro tela relevante: “Entraves e Problemas no Processo de Adoção: do cenário brasileiro à Adoção Internacional”.

     “Adolescentes em Conflito com a lei”

     No mesmo dia, a partir das 14h30, o juiz auxiliar da Corregedoria e titular da 1ª Vara da Infância da Capital, Fernando Tourinho de Omena Souza comanda o debate sobre “Adolescentes em conflito com a lei: aspectos processuais e consequências”. Na sequência, haverá espaço para debate do tema, além de depoimentos de duas famílias alagoanas que adotaram crianças no Estado.

     A partir das 15h30, a juíza Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas, titular da 22ª Cível da Capital (família), profere palestra sobre “A nova lei de Adoção enquanto Garantia de Direitos nos novos modelos de família(s): adotados e adotantes”.Uma hora depois, começa o debate com participação do público presente ao seminário no auditório da Escola Superior da Magistratura.

     O seminário será encerrado na tarde de quinta-feira, com apresentação cultural com as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do bairro de Bebedouro, em Maceió.