Corregedoria 27/05/2010 - 10:26:53
Seminário na Esmal discute importância da adoção em Alagoas
Juíza Ana Florinda Dantas palestra, ainda hoje, sobre direitos de adotados e adotantes

Palestrantes durante abertura do evento, na noite de quarta-feira, na Esmal Palestrantes durante abertura do evento, na noite de quarta-feira, na Esmal Caio Loureiro (Dicom/TJ)

     O II seminário Sobre Adoção, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ), prossegue hoje no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmal) com palestras do psicólogo Laerte Leite, sobre “Adoção Mal Sucedida – Aspectos Psicossociais, e da juíza Ana Florinda Dantas, que aborda “A nova lei de Adoção enquanto Garantia de Direitos nos novos modelos de família(s): adotados e adotantes”.

      Durante a abertura do seminário, na noite de quarta-feria (26), a promotora Lilian Mendes Carvalho, da 16ª Vara privativa da Infância de Sergipe, expôs os motivos pelos quais o Estado vizinho conseguiu reduzir a quantidade de crianças que aguardam pela adoção em abrigos da Capital sergipana, onde o número de abrigados caiu de 353 para 150, em pouco mais de um ano.

     Durante sua intervenção, a promotora explicou que os juízes sergipanos avaliam a cada seis meses a situação de crianças em abrigos à espera da adoção para decidir se é possível a reintegração familiar ou se a solução do caso passa pela conquista de uma família substituta. Os promotores de Justiça Luiz de Medeiros e Cecília Carnaúba também participaram dos debates.

     Cejai

      Hamilton Ramos de Azevedo, secretário da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), vinculada à Corregedoria Geral de Justiça (CJG), também participou dos debates no auditório da Escola da Magistratura. O seminário termina hoje à tarde, com apresentação de crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do bairro de Bebedouro, em Maceió.