Mutirão 28/05/2010 - 16:45:58
Programa Integrar encerra primeira fase de ações em Arapiraca


Equipe do programa Integrar pretende concluir 152 processos na Comarca de Arapiraca Equipe do programa Integrar pretende concluir 152 processos na Comarca de Arapiraca Caio Loureiro (Dicom/TJ)

     A equipe do Programa Integrar de Alagoas conclui nesta sexta-feira (28), em Arapiraca, a primeira fase do mutirão de audiências que visa reduzir a sobrecarga de processos na 6ª, 9ª e 10ª Varas Cíveis da Comarca. Os trabalhos se desenvolvem no Instituto de Ensino Superior Santa Cecília (IESC), compreendendo a realização de 152 audiências.

     Segundo o juiz Domingos de Araújo Lima Neto, um dos coordenadores do programa, a maioria da audiências são de processos da área de família, a exemplo de ações de divórcio. As demandas que não forem solucionadas nesta oportunidade, serão incluídas nos próximos mutirões. Participaram, ao todo, dezesseis juízes, oito promotores, defensores públicos, advogados, servidores do judiciário e ainda alunos do IESC.

     A agricultora Maria Lucineide da Silva esperava há quase seis anos uma solução acerca da pensão alimentícia de seus filhos. “Acabar com esse problema era o meu maior desejo, pois o pai dos meus filhos sempre fazia acordos na Justiça, mas deixava de pagar. Saio daqui hoje bastante feliz e espero que os juízes continuem sempre com esse trabalho”.

     O juiz Antônio Rafael Wanderley, titular da Comarca de Major Isidoro, participou dos trabalhos, ressaltando a importância social desta ação da Justiça. “Como já dizia Rui Barbosa, a Justiça tardia não é Justiça. A iniciativa propõe agilidade aos processos e isso é muito bom”, finalizou o juiz.