Especial 02/06/2010 - 18:16:46
TJ apresenta em Rondônia projeto “Em Dia com a Justiça”
Programa de TV do Judiciário é finalista do 8º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

Jornalistas do TJ/AL explanam sobre aspectos editoriais e técnicos do projeto Jornalistas do TJ/AL explanam sobre aspectos editoriais e técnicos do projeto Cleris Muniz (Imagem News)

     Representantes da Diretoria de Comunicação Social (Dicom) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) apresentaram, na tarde desta quarta-feira (2), em Porto Velho-RO, o case “Em Dia com a Justiça”, programa de TV Judiciário alagoano, finalista do 8º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. A iniciativa faz parte da programação do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), iniciado hoje na capital rondoniense.

     Participam do evento, sediado na União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron), os jornalistas Tarcísio Tenório, diretor adjunto de Comunicação do TJ/AL, e Maikel Marques, assessor de comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça. Gestores de comunicação de todo o País receberam informações sobre aspectos editoriais e técnicos do programa de TV implantado no TJ/AL e assistiram a um vídeo-síntese do projeto. Confira aqui o vídeo

     Primeiro programa de televisão do Poder Judiciário de Alagoas, o semanal “Em Dia com a Justiça” concorre na categoria “Programa de TV Regional, com os veículos “TCE Notícias”, do Tribunal de Contas de Mato Grosso, e “De Fato e Direito”, do Tribunal Regional de Trabalho do Ceará”. Os vencedores do 8º PNCJ serão conhecidos na noite de encerramento do Conbrascom 2010, na próxima sexta-feira (4).

     O programa “Em Dia com a Justiça”, inteiramente produzido pelo Núcleo Audiovisual da Dicom, estreou em 24 de outubro de 2009, representando um marco na atual gestão do Judiciário alagoano. Com reportagens sobre ações do Poder Judiciário e novidades do mundo jurídico, o programa também leva à população alagoana noções de direito e cidadania.

     Exibido aos sábados, às 12h15, na TV Educativa, canal 3, vinculada ao Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), com aproximadamente 15' de duração, o programa é de cunho institucional, jornalístico, informativo, educativo e de orientação social.

     O semanal também exibe matérias sobre decisões judiciais e atos administrativos do Judiciário, que tenham reflexos significativos na sociedade, realizações da Cúpula Diretiva do TJ/AL, projetos de alcance social, eventos jurídicos e culturais, entre outros temas.

     O Prêmio

     O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, lançado em 2003, é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça e visa contribuir para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços das Assessorias de Comunicação a partir do destaque de experiências bem sucedidas na área.

     Na 8ª edição do prêmio, concorreram inicialmente 140 projetos de autoria de assessorias de comunicação de importantes Tribunais brasileiros – a exemplo do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) –, do Ministério Público e de entidades de classe da área jurídica em todas as esferas.