Funjuris 17/06/2010 - 14:22:07
Funjuris anuncia conclusão das obras do Fórum da Capital


Juiz João Dirceu Soares Moraes, presidente do Funjuris Juiz João Dirceu Soares Moraes, presidente do Funjuris Itawiltanã Albuquerque

     O presidente do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), juiz João Dirceu Soares Moraes, anunciou nesta quinta-feira (17) a conclusão das obras do Fórum da Capital para ainda este mês. A reabertura do órgão, entretanto, ocorrerá no dia 26 de julho, ocasião em que todo o mobiliário novo, equipamentos e processos já estarão alocados nas novas instalações.

     “A conclusão da reforma sempre foi uma constante preocupação da desembargadora-presidente Elisabeth Carvalho, que de maneira perseverante tem procurado oferecer uma melhor prestação jurisdicional, com melhores condições de trabalho para juízes e servidores e, principalmente, com um melhor atendimento ao público”, declarou o presidente do Funjuris, juiz João Dirceu Soares.

     Ainda segundo o magistrado, o Funjuris conseguiu reduzir o prazo limite de entrega dos móveis de 60 dias (estimativa inicial) para 35 dias. Com isso, todo o mobiliário estará à disposição do Judiciário até o dia 15 de julho. “A conclusão da obra do Fórum está dentro do prazo estabelecido e só não acontecerá ainda esse mês em virtude da entrega e montagem do mobiliário”, justificou.

     Na próxima segunda-feira (21), a presidente do TJ/AL, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, juntamente com o presidente do Funjuris e membros da Diretoria Executiva da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), visitará o Fórum da Capital para conhecer as novas instalações.

     Melhorias

     De acordo com as informações prestadas pelo presidente do Funjuris, o prédio passou por mudanças significativas. Destacam-se a recuperação e reforço estrutural; a ampliação das varas e aproveitamento da iluminação natural; a substituição da rede elétrica e lógica, modernização através do uso de cabeamento estruturado; a criação de rede de prevenção e combate contra incêndio e pânico; a troca de revestimento externo; a substituição e modernização do mobiliário; a substituição do forro por um mais moderno, em placas modulares removíveis, facilitando a manutenção das redes elétricas e lógica e a substituição de louças e metais e troca de todos os registros.

     O magistrado destacou ainda a implantação de salas de testemunhas, salas para reconhecimento de suspeitos, espaço infantil para atender as varas de família, espaço para o Núcleo de Promoção à Filiação, sala para Corregedoria, ampliação do Setor de Postagem e uma Central de Atendimento ao Público.

     “Ainda com o objetivo de promover melhores condições de trabalhos para todos os servidores e magistrados do Fórum, o Tribunal de Justiça, por meio do Funjuris, se empenhou em adquirir novos notebooks a serem entregues antes da inauguração do prédio para cada juiz”, concluiu.