Grupo teatral se apresenta até quarta-feira no Fórum de Maceió
Atores do Grupo Receita do Riso se apresentaram na tarde desta segunda-feira (05) no prédio anexo ao Fórum de Maceió, dentro das atividades da Semana Estadual de Conciliação. O espetáculo "Voto, logo Existo", foi exibido para centenas de pessoas que participavam das audiências promovidas pelo Poder Judiciário de Alagoas.
Teatro e Cidadania
Unir teatro e cultura como forma de sensibilizar os alagoanos para importância do exercício da cidadania, é um dos objetivos da iniciativa, que conta com o apoio do setor Esmal Cultural, trabalhando de modo integrado com a coordenação do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE).
O grupo teatral já participa de ações culturais dentro da programação da caravana do Cidadania e Justiça nas escolas integrantes do programa e em outros encontros realizados pelo Esmal Cultural em Alagoas.
"Com a dramatização de cenas do cotidiano, não só os jovens, mas todos os espectadores dos espetáculos exibidos pelo programa, acabam assimilando melhor as mensagens que queremos transmitir", explica a juíza Maria de Fátima Pirauá, juíza coordenadora da Central de Conciliação do Poder Judiciário de Alagoas, que também coordena o setor de Projetos Especiais da Esmal, entre eles o PCJE e o Programa de DNA, ações gratuitas oferecidas durante os mutirões Esmal.
O que é a Semana Estadual de Conciliação?
É um evento que mobiliza Varas Cíveis de Família e pretende agilizar processos e desafogar a pauta do Judiciário alagoano. A iniciativa ocorre numa parceria entre o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Ministério Público e Defensoria Pública do Estado e segue uma orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que os Tribunais de todo país realizem conciliações estaduais nas Varas de Família.
Até o próximo dia 09 de julho, mais de mil processos das 22ª, 23ª, 24ª, 26ª e 27ª Varas de Família, deverão ser analisados pelos conciliadores. O TJ/AL participa com mais de 70 pessoas envolvidas, trabalhando durante os dois horários.
“Além de agilidade processual, essas ações de conciliação garantem mais autonomia às partes, já que as próprias decidem juntas qual a melhor solução para o seu conflito”, destacou a coordenadora do Movimento pela Conciliação em Alagoas, juíza Maria Lúcia Barboza de Fátima Pirauá.
Pauta de processos
Durante a Semana serão analisados processos envolvendo divórcio, separação (revisional, execução e exoneração), investigação de paternidade, guarda, direito de visita, união estável e outros. Participam das ações da semana juízes, promotores, advogados, conciliadores e representantes da Equipe Estadual do Programa do Integrar, que colaborou desde a elaboração até o cumprimento dos expedientes.
“A população precisa atentar para os benefícios da conciliação, compreendendo que o prolongamento dos processos por muito tempo na Justiça só causa transtornos ás partes”, enfatizou a coordenadora da Semana Estadual de Conciliação ao reafirmar a importância do evento.













