Hélen Queiroz é educadora e trabalha desenvolvendo projetos literários para alunos do Ensino Fundamental
A educadora Hélen Queiroz, responsável pela coordenação das oficinas de literatura infantil e poesia do Programa Cidadania e Justiça na Escola, visitará na próxima segunda-feira (12), o município de Quebrangulo, onde o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), por meio da parceria entre Esmal Cultural e PCJE, realizará ações educativas para crianças desabrigadas pelas últimas tempestades.
Durante a visita ao município, um dos mais afetados pela cheia, a educadora, juntamente com integrantes da caravana do Cidadania e Justiça, promoverão momentos lúdicos para crianças e adolescentes, como a contação de histórias e a realização de brincadeiras literárias.
“É um momento de prestarmos a nossa solidariedade com as vítimas dessa tragédia, não apenas levando comida e donativos, mas também um pouco de poesia, para que possam enfrentar estes dias tão díficeis”, disse o assessor cultural da Esmal, José Márcio Passos, ressaltando que a iniciativa de levar as ações do PCJE para Quebrangulo, partiu da presidente do TJ/ALe diretora geral da Esmal, desembargadora Elsiabeth Carvalho Nascimento, como forma de tentar amenisar o sofrimento das crianças e adolescentes desabrigados.
Literatura e ECA nas Escolas
Depois de passar uma semana realizando oficinas poéticas na Escola Municipal Audival Melo, unidade piloto do Programa Cidadania e Justiça, localizada no bairro Sítio São Jorge,em Maceió, a mestranda em Educação, Hélen Queiroz se prepara para a próxima etapa de ações educativas.
No próximo dia 13 de julho, a educadora estará na Escola Municipal Manuel Pedro, realizando capacitações literárias com professores, além de oficinas para alunos do Ensino Fundamental I. Os encontros prosseguirão até o dia 16 de julho, sendo realizados pela manhã e à tarde, para alunos dos dois turnos.
Dando continuidade a série de formações e encontros do Programa Cidadania e Justiça na Escola, foi promovida nesta quinta-feira (08), no auditório da Esmal, mais uma palestra para educadores do município com o tema: O ECA na Escola . A palestrante, promotora de Justiça Marília Cerqueira, falou aos educadores sobre a importância de difundir entre os estudantes os princípios da legislação que trata dos direitos de crianças e adolescentes brasileiros.













