Cidadania: Projeto Justiça Itinerante chega a São José da Laje
Centenas de moradores atingidos pela enchente aproveitam o mutirão para emitir documentos
Muitos alagoanos atingidos pela enchente puderam ser beneficiados com a gratuidade na emissão das segundas-vias Caio Loureiro
Um dia de distribuição gratuita de cidadania e de auxílio ao próximo. Foi assim esta segunda-feira (19), no município de São José da Lage, com o início das atividades do Projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), nos municípios alagoanos atingidos pelas recentes enchentes. Centenas de moradores tiveram a oportunidade emitir segundas-vias de documentos como CPF, identidade, título de eleitor, registro de nascimento e cadastro em programas assistenciais, como o Bolsa Família.
Entre os parceiros, o TJ tem o apoio da Caixa Econômica Federal que montará estandes onlines de emissão de CPF (Cadastro de Pessoa Física), além do Banco do Brasil, que disponibilizará um funcionário para auxiliar na emissão da segunda via do CPF. Segundo o juiz Domingos Neto, os documentos serão emitidos exclusivamente para as vítimas das enchentes que não possuem condições financeiras de fazer uma segunda via. “Não emitiremos primeira via de documento, apenas a segunda via para os cidadãos que não possuem condição financeira de pagar por ela”, afirma.
Amanhã (20), o Projeto se desloca para o município de União dos Palmares, um dos mais afetados pela enxurrada. Na próxima quarta, dia 21, o destino do mutirão é a cidade de Santana do Mundaú. Nos dias 22 e 23, é a vez do município de Branquinha.













