Presidente do TJ se reúne com secretária de Estado Marluce Caldas
Assuntos referentes à mulher, à cidadania e aos direitos humanos foram abordados em encontro
Durante encontro, presidente do TJ escutou sobre a situação da Secretaria e sobre projetos Italwiltanã Albuquerque
A presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, se reuniu na manhã desta quarta-feira (21), com a promotora de Justiça Marluce Caldas, atual secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos. Entre vários assuntos, a secretária explicou a atual situação do órgão estadual e solicitou o apoio do Judiciário em vários projetos.
“Neste pouco tempo que estou à frente da Secretaria, percebi que o local é tudo que o Poder Judiciário e o Ministério Público precisam para colocar em prática, como parceiros, a distribuição gratuita de cidadania e direitos humanos”, afirmou Marluce Caldas, que considera a órgão que atua como gestora o mais importante na administração do governo estadual, pela quantidade de áreas que engloba e pela atuação dos conselhos setoriais.
Segundo a secretária, o Poder Judiciário pode ser um parceiro da secretaria na execução de diversos projetos, como o do Balcão de Direitos e a criação de uma unidade móvel do Procon, além de eventos culturais que valorizem a cultura indígena e quilombola.
“A secretaria precisa se articular para conseguir o maior número de parceiros possível, para concretizar de forma mais eficiente os seus projetos, principalmente com órgãos essenciais como o TJ/AL, o MP e a Defensoria Pública Estadual”, justificou a secretária Marluce Caldas.
Ao final do encontro, a desembargadora Elisabeth Carvalho foi presenteada com uma peça de artesanato da quilombola Dona Irinéia, que teve sua casa destruída na recente enchente em União dos Palmares. A presidente do TJ se propôs a colocar a secretária em contato com a Coordenação Cultural da Escola Superior da Magistratura (Esmal), para desenvolver projetos culturais e com a juíza Fátima Pirauá, para incrementar a atuação do Balcão de Direitos.













