Interior 23/07/2010 - 18:05:33
Justiça Solidária no interior realiza mais 2700 atendimentos
Municípios atingidos pela enchentes de junho foram beneficiados

Segunda via de documentos é um dos serviços mais procurados pela população Segunda via de documentos é um dos serviços mais procurados pela população Caio Loureiro
Itinerante realiza mutirões para retirada de 2ª via de documentos

     A movimentação foi intensa durante todo o dia na escola municipal Mário Gomes de Barros, no município de Branquinha. Buscando obter a segunda via de algum documento, as pessoas aguardavam atendimento no pátio da escola. A mesma rotina se repetiu durante toda esta semana, nos municípios de São José da Lage e União dos Palmares,

     Desde a última segunda-feira (19) até a manhã desta sexta-feira (23), foram realizados mais de 2700 atendimentos, sendo 449 emissões de segunda via de identidade, 473 CPFs, 286 carteiras de trabalho, 187 títulos de eleitor e 354 registros de nascimento. Além das emissões, 694 registros estão em fase de busca, quando os interessados não possuem nenhum dado e o cartório precisa buscar em todos os livros de registro civil do município. O prazo para a entrega destes documentos é de 30 dias.

     Também foram computados 257 solicitações de registros de nascimento de outras unidades, sendo outros municípios ou Estados. Os dados foram colhidos e serão levados para o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), onde serão enviados ofícios aos cartórios solicitados.

     “Estamos convencidos de que fizemos um bom trabalho, que não teria sido executado sem o apoio fundamental dos nossos parceiros. Encontramos maior dificuldade no município de Branquinha, que teve seu cartório de registro civil atingido pela enchente, danificando livros e o banco de dados”, explicou o juiz responsável pelo Projeto Justiça Itinerante, do TJ/AL, Domingos Araújo.

     O magistrado concluiu afirmando que “já estamos programando um possível retorno para estes municípios, só que desta vez para emissão da 1ª via de documentos, devido à grande necessidade da população”.

     Parceiros

     Entre os parceiros do Projeto Justiça Solidária estão o Banco do Brasil, a Transpal, o Incra, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Caixa Econômica Federal, o Comitê Estadual pela Erradicação do Sub-registro Civil de Alagoas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), o Instituto de Identificação, o FERC, a Secretaria Estadual de Assistência Social, a PM/AL, o Exército, a Defensoria Pública Estadual, o Ministério Público e as prefeituras municipais.

     Durante toda a semana, mais de 80 pessoas se integraram ao Projeto atuando nas mais diversas áreas. Na próxima segunda-feira (26), o Projeto chega ao município de Murici, nos dias 27 e 28 ao município de Rio Largo e nos dias 29 e 30 a Quebrangulo.