Mutirão 26/07/2010 - 15:37:29
TJ promove Mutirão do Júri na Faculdade Raimundo Marinho
Quarenta julgamentos foram realizados na instituição, no último sábado (24)

Cerca de 40 julgamentos foram realizados em um único dia Cerca de 40 julgamentos foram realizados em um único dia Caio Loureiro (Dicom/TJ)

     O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), por meio do Projeto Justiça Itinerante e do Núcleo Estadual do Programa Integrar, realizou, no último sábado (24), na Faculdade Raimundo Marinho, um Mutirão do Júri. Cerca de duzentas pessoas, entre magistrados, defensores públicos, advogados, servidores do Judiciário e representantes do Ministério Público, trabalharam para desafogar a pauta de julgamento da 9ª Vara Criminal da Capital – Tribunal do Júri.

     Ao todo, quarenta processos foram julgados durante os dois períodos do evento. Todos tratavam de crimes dolosos contra a vida – incluindo homicídio e tentativa de homicídio. A parceria com a instituição de ensino superior facilitou para que estudantes de Direito assistissem os julgamentos.

     Para o coordenador do Projeto Justiça Itinerante, juiz Domingos Araújo Lima Neto, eventos desta natureza são importante para dar celeridade à pauta de julgamentos e diminuir a quantidade de processos na Vara. “Julgando vários processos em um mesmo dia, estamos mostrando que o Judiciário está preocupado em resolver de maneira mais ágil e célere a maior quantidade de processos possível. A boa prestação jurisdicional é foco constante da atual administração do TJ”, afirmou o juiz.

     Próximo passo

     A equipe estadual do Programa Integrar pretende promover mais dois mutirões do júri até o final deste ano. Um com processos oriundos da 8ª Vara Criminal da Capital e outro com demais processos da 9ª Vara Criminal.

     A participação dos alunos do Curso de Formação para Magistrados, atuando como assistentes dos juízes, também foi destaque do evento. Os 27 futuros juízes tiveram oportunidade de acompanhar de perto a realização dos julgamentos, auxiliando diretamente os magistrados.