Alunos do Curso de Formação para juízes discutem segurança pública
Futuros magistrados conheceram instalações do Conselho de Segurança Pública e do Quartel da PM/AL
Alunos do Curso de Formação para Magistrados durante visita ao Conseg Caio Loureiro (Dicom/TJ)
Os alunos do Curso de Formação para Magistrados, promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esmal), visitaram, na manhã desta quarta-feira (28), o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) e o Quartel Geral da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL). Na ocasião, representantes das entidades apresentaram suas estruturas de funcionamento, além de seus papeis e deficiências na construção da segurança pública. As visitas fazem parte da penúltima etapa para a seleção dos novos juízes.
Na sede do Conseg, que está sendo acomodada no prédio do Instituto de Tecnologia, Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec); os futuros juízes foram recebidos pela procuradora do Estado Cláudia Muniz, pelo juiz Rodolfo Osório, representante do Poder Judiciário no Conselho e pelo delegado da Polícia Civil Haroldo Lucca.
Cláudia Muniz esclareceu que o Conseg é um órgão colegiado e deliberativo, com 13 representantes de diversos setores do poder público, tendo, como função, auxiliar a discussão política estadual no que diz respeito à segurança. A palestra alertou os futuros juízes sobre as dificuldades que eles terão nas comarcas do interior com relação a esse tema.
“Há muita precariedade nas delegacias e no corpo de profissionais dos interiores, sendo o papel do Conselho tentar amenizar essa situação”, pontuou o juiz Rodolfo Osório. Para tanto, Cláudia Muniz afirmou que o fundo a que o Conseg dispõe está sendo utilizado primeiramente na informatização desse setor.
Quartel Geral da Polícia Militar
No Quartel da PM/AL, os alunos foram recebidos pelo comandante-geral, coronel Dalmo Sena, e receberam explicações sobre a hierarquia militar e algumas deficiências enfrentadas pela corporação, como o contingente reduzido, as viaturas defasadas e o condenamento do prédio do Quartel, que é uma estrutura que ultrapassa 100 anos de construída.
Além disso, o coronel também abordou alguns projetos desenvolvidos pelo Centro Musical da PM, como o “Música Saúde”, que consiste na apresentação da banda da PM em hospitais, às quintas-feiras.
Entendendo a importância desta etapa de formação, Phellippe Falcão, aluno do curso, afirmou que “esse intercâmbio com os outros órgãos do Poder público é muito importante, pois nos capacitam a saber a quem se dirigir e como solucionar problemas que enfrentaremos nos locais onde atuaremos”.
Na quinta-feira (29), os futuros juízes visitarão o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pela manhã e o Instituto Médico Legal (IML), a partir das 14h.
Instituto de Criminalística
Prosseguindo com as atividades do Curso de Formação para Magistrados, promovido pela Esmal, os candidatos a juízes visitaram, no horário da tarde, o Instituto de Criminalística de Alagoas. Na ocasião, os alunos foram recepcionados por peritos do local que explicaram como funciona o desenvolvimento das atividades do órgão e a importância da perícia para a formação da instrução judicial.













