Etapa de visitas para a seleção de novos juízes termina nesta quinta-feira
TRE e IML são os últimos locais a serem visitados pelos futuros magistrados
Alunos do Curso de Formação para Magistrados durante visita ao TRE Caio Loureiro (Dicom TJ/AL)
A etapa de visitas do Curso de Formação para Magistrados, promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esmal), encerra-se nesta quinta-feira (29). Os últimos locais apresentados aos futuros juízes foram as sedes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) e do Instituto Médico Legal (IML).
Os alunos do curso foram recebidos, na sede do TRE/AL, pela juíza Ana Florinda Dantas e pelo diretor-geral João Ramalho. Na ocasião, houve uma apresentação das atribuições gerais do órgão; do perfil dos oito magistrados que compõem o pleno desse Tribunal, ressaltando o critério de antiguidade; e das atividades desenvolvidas pela Escola Judiciária Eleitoral, como a Revista do TRE/AL, publicada semestralmente, e os projetos “Eleitor do Futuro” e “Eleitor Jovem”, direcionados a adolescentes da rede pública de ensino.
Outras atividades do TRE também foram trazidas ao conhecimento dos futuros magistrados, como a pós-graduação em Direito Eleitoral, oferecida pela Escola Judiciária Eleitoral ou o projeto, que está em desenvolvimento, de aumento das zonas eleitorais no Estado, passando de duas para quatro na capital e de 51 para aproximadamente 55 no interior.
Ana Florinda também discorreu acerca da situação das zonas eleitorais nas comarcas arrasadas pela enchente e pontuou que “o TRE/AL incorporou-se ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) para a emissão de toda a documentação danificada dos eleitores, reimprimindo títulos eleitorais, identidades e CPFs, através do programa Justiça Solidária”.
As visitas prosseguem logo mais à tarde, às 14h, momento em que os alunos irão conhecer as instalações da sede do IML/AL.













