Esmal 29/07/2010 - 15:07:17
Esmal Cultural e Cidadania e Justiça na Internet


A apresentação oficial dos sites será às 16h no Café Literário da Esmal A apresentação oficial dos sites será às 16h no Café Literário da Esmal

     A partir de agora conteúdos dos programas Esmal Cultural e Cidadania e Justiça na Escola podem ser acessados na Internet em sites que foram especialmente desenvolvidos numa parceria entre a coordenação de Comunicação Social da Escola Superior da Magistratura (Esmal) e a Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) do Tribunal de Justiça de Alagoas. A apresentação oficial das home pages acontece nesta quinta-feira (29), às 16h, no Café Literário Marili Ramos.

     O evento contará com a presença da diretora-geral da Esmal e presidente do TJ/AL, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, ocasião em que também será apresentada a nova logomarca do Programa Cidadania e Justiça na Escola.

     Novas Tecnologias

     O trabalho de desenvolvimento dos dois sites mobilizou cinco profissionais, que realizaram as etapas de planejamento, produção de layout , programação e produção de conteúdos.

     “A DIATI possui uma equipe de Desenvolvimento Web, que tem como função implementar soluções para Internet, Intranet e Extranet do Poder Judiciário. O desenvolvimento de aplicações web e sites utiliza tecnologia OpenSource , isto é, tecnologia que não necessita pagar royalts para grandes empresas que trabalham com Tecnologia da Informação, reduzindo assim o custo para com o Judiciário na área da Informática”, explica o coordenador de desenvolvimento para Web, José Rômulo Ribeiro da Silva.

     As etapas de produção de conteúdos, seleção de fotos, vídeos e criação de textos que alimentam as duas páginas são realizadas pelo setor de comunicação social da Esmal Cultural, sob a coordenação da jornalista Claudia Lins.

     A criação do layout ficou sob a responsabilidade do web designer Fábio Alexandre Maranhão. Integraram a equipe da DIATI na produção dos novos sites os analistas de sistemas Jardel Rodrigues Reis e Túlio José Torres de Medeiros. As home pages a partir de agora estão hospedadas nos servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas, sendo espaços independentes para veiculação setorizada de conteúdos dos dois programas.

     Nos dois sites foram utilizadas tecnologias como: HTML 5, CSS 3,Tableless, Jquery, Lightbox junto com as melhores práticas de desenvolvimento de software gerenciamento de projetos.

     Interatividade

     A idéia de criar um espaço virtual que comunicasse as ações e objetivos dos dois programas surgiu da necessidade de avançar na comunicação com os internautas que já visitavam o site da Esmal em busca de notícias a respeito do PCJE e Esmal Cultural. Por isso, a intenção foi proporcionar espaços dinâmicos, com um visual leve e de fácil acesso.

     A primeira etapa dos trabalhos de desenvolvimento dos novos sites teve início no setor de comunicação social, com a definição da estrutura, assuntos divididos por conteúdos e respectivos links e sugestão de layout para as páginas. A partir dos modelos pensados, a DIATI concentrou esforços na elaboração e criação artística dos projetos.

     Ao criar o site do Esmal Cultural, a equipe partiu do desafio de produzir uma página que valorizasse o colorido da cultura popular alagoana proporcionando espaços para a divulgação de eventos (link programe-se), sessões contendo informações sobre as ações da assessoria cultural e projetos culturais desenvolvidos pela Escola Superior da Magistratura.

     A página do Cidadania e Justiça foi pensada com as novas cores idealizadas para a logomarca do programa, objetivando alcançar um visual alegre numa proposta de falar diretamente ao público do programa: crianças e adolescentes.

     As galerias de fotos foram pensadas para dar visibilidade para as ações educativas e culturais promovidas pela Caravana do PCJE. As reportagens especiais ganharam destaque na home, que contará com a publicação de artigos e textos especialmente produzidos pensando nos eixos temáticos do programa: direitos humanos, educação, cidadania e Justiça.