Esmal 30/07/2010 - 15:56:31
Cidadania e Justiça na Escola recebe doação de livros da Braskem
Material será trabalhado nas oficinas literárias do Projeto

Milton Pradines, gerente de Marketing Braskem oficializando a entrega dos livros Milton Pradines, gerente de Marketing Braskem oficializando a entrega dos livros Caio Loureiro

     Era uma vez uma floresta encantada que ficava no coração da cidade. Nesse ambiente ecológico, viviam diversas espécies de animais e plantas, também moravam segredos e criaturinhas fascinantes, como a formiga Titila, o saci, o socó e o Gavião Carijó. Esses personagens fazem parte do livro Os Segredos da Mata , publicação patrocinada pela Braskem com distribuição gratuita para alunos da rede pública de ensino. O Cidadania e Justiça na Escola foi um dos contemplados com exemplares do livro, que agora serão doados para crianças e adolescentes atendidos pelo programa.

     Editado pelo Selo Passarada de Literatura Infantil, o livro que já foi distribuído para bibliotecas de escolas públicas de Alagoas, também fará parte do acervo literário do PCJE. Uma solenidade, realizada nesta quinta-feira (29), às 16h, no Café Literário da Esmal, oficializou a doação de 200 exemplares para a coordenação do Cidadania e Justiça na Escola.

     A entrega dos livros contou com as presenças da presidente do TJ/AL e diretora geral da Esmal, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, da juíza coordenadora do PCJE, Maria de Fátima Pirauá, ténicos e representantes das instituições parceiras do programa. A entrega dos títulos foi feita pelo gerente de marketing e relações institucionais da Braskem, Milton Pradines.

     Incentivo à leitura - Seguindo o lema “Leitura para todas as crianças”, os escritores Simone Cavalcante, Claudia Lins e Tiago Amaral embarcaram na aventura ecológica de traduzir para o universo infantil três histórias que se passam no Cinturão Verde, um enclave de espécies nativas de mata atlântica, mantido pela Braskem.

     As histórias, Passa fio, passo a pio, Nesta Mata tem Saci e A formiga e a figueira , são fábulas e contos de mistério que reconfiguram ficcionalmente animais, plantas e formações geográficas da mata, bem como a paisagem humana que envolve esse ecossistema.

     As ilustrações foram elaboradas pelo artista Pedro Lucena, o mesmo que criou a nova logomarca do Programa Cidadania e Justiça na Escola.

     O projeto dá continuidade à iniciativa cultural da Braskem em incentivar o livro e à leitura em Alagoas que, no ano passado, beneficiou centenas de crianças cegas com a doação de cópias do audiolivro “Histórias para ouvir e cantar”. A publicação do livro Os segredos da mata (64 páginas) circulará com uma tiragem inicial de 7 mil exemplares, sendo produzida exclusivamente para beneficiar bibliotecas e salas de leitura em Alagoas.

     Sobre o Cinturão Verde – Localizada no Pontal da Barra, a área de reflorestamento, que mede 1.500.000 metros quadrados, recebeu da Unesco o selo de Posto Avançado da Biosfera da Mata Atlântica pelo trabalho de conservação de centenas de espécies vegetais e animais da região. No espaço, são realizados vários programas focados na sustentabilidade e na responsabilidade social, como hidroponia, paisagismo e apicultura.

     As histórias ambientadas no Cinturão despertam as crianças para a diversidade ecológica que existe no local e também contam sobre o surgimento da área verde, fruto da ação consciente do homem. Um glossário ensina sobre os principais animais e plantas encontrados naquele habitat. Um jeito de chamar a atenção das futuras gerações sobre o papel que elas irão exercer na preservação da biodiversidade em nossos planeta.

     Os Autores e o ilustrador

     Simone Cavalcante - é formada em jornalismo, com mestrado em literatura brasileira. Trabalha como produtora cultural na Universidade Federal de Alagoas e dedica-se à realização de projetos gráficos no Selo Passarada. Como editora e diretora executiva das Edições Catavento escreveu os livros Bob no país das verdurinhas, A cultura alagoana para crianças (em co-autoria) e Literatura em Alagoas. Também atuou como produtora do programa infantil Caralâmpia, da TV Educativa.

     Claudia Lins - é jornalista e autora dos livros infantis: Lendas do Velho Chico, (Franco Editora/MG), O menino que acordou o rio (Ed. Cortez, SP), Marina Traquina e Os Três Porquinhos do Agreste, Selo Passarada, AL. Além disso, produz conteúdos para educação e leitura para sites na internet. Hoje, trabalha como repórter da TV Gazeta de Alagoas e dedica-se à pesquisa e produção de textos de literatura infantil. No campo dos direitos humanos, publicou A Máfia da Inocência (Ed. Garamond/RJ).

     Tiago Amaral - é arquiteto e possui experiência no campo do design gráfico editorial, sendo criador dos selos de duas editoras alagoanas, a Edufal e a Catavento. Desde os tempos de estudante, trabalha como capista e ilustrador, participando de mais de 500 projetos de livros. É autor do texto infantil Filho de peixe, peixinho não é, publicado em 2009 pelo Selo Passarada. Atualmente, divide seu tempo entre o escritório Traço Planejamento e Arquitetura e os trabalhos na área editorial.

     Pedro Lucena – é artista plástico e ilustrador. Seus desenhos circulam em livros da Coleção Letras & Sons, Selo Passarada, Editora Cortez, SP, e em revistas brasileiras – Encontro, Metrópole, Zupi, Dissenso, Woof Magazine e Saúde – e internacionais como a australiana Pagesonline, a estadunidense Design for Mankind, e a israelita A5. Fez estampas de camiseta para as marcas Henrique Muniz (AL), Is (MG) e Springleap (África do Sul). Participa de exposições individuais e coletivas.

     

     Fonte: Ascom/Esmal