Funcionamento 05/08/2010 - 19:40:16
Cerca de duas mil pessoas circulam no Fórum no primeiro dia de atividades


Fórum da Capital retoma atividades jurisdicionais Fórum da Capital retoma atividades jurisdicionais Caio Loureiro

     Magistrados e servidores retomaram nesta quinta-feira (05) suas atividades nas novas instalações do Fórum de Maceió, inauguradas no final do mês passado. O prédio passou por uma reforma completa com melhorias na parte estrutural, ganhando também novos equipamentos e mobiliário. Segundo dados da diretoria do Fórum, cerca de 2 mil pessoas, entre advogados e jurisdicionados, circularam nas dependências do prédio no primeiro dia de funcionamento.

     Para a diretora do Fórum, Rita Maria Lemos Lyra, a espera de dois anos pela reforma foi necessária para garantir um retorno completo às atividades. “Temos aqui 38 Varas, o que demandou um tempo significativo para uma reforma que pudesse oferecer um prédio com melhores condições de funcionamento, contribuindo para a boa prestação de serviços,”, ressaltou a servidora, destacando a motivação dos funcionários no retorno ao prédio reformado e o empenho de todos para a transferência dos processos.

     De acordo com o superintendente do Fórum, juiz Roldão de Oliveira Neto, as vantagens beneficiam não só os magistrados e servidores, que agora trabalham em ambientes adequados, como também as partes que são os destinatários dos serviços da Justiça. “As atividades melhoraram muito com a entrega do prédio totalmente reformado. Temos alguns ajustes que serão feitos ao longo do tempo, já que as novas acomodações estão sendo adaptadas”, ressaltou o magistrado.

     Segundo a juíza da Central de Conciliação, Maria Lúcia Barbosa de Fátima Pirauá, o conforto e a tranquilidade do ambiente influenciam positivamente no resultado das audiências. “Tentamos aqui estabelecer um acordo entre as pessoas. Então, se elas chegam às audiências nervosas certamente não terão paciência para ouvir as propostas de acordo. Por isso, pintamos as paredes com cores pacificadoras e espalhamos mensagens nas salas. Esse é um novo espaço de acolhimento, em que se prestam serviços de boa qualidade, diante do compromisso que temos com a sociedade” destacou Fátima Pirauá.