Câmara Cível 30/08/2010 - 08:57:41
Julgamento de recursos movimenta sessão itinerante na Seune
Desembargadores interagem com acadêmicos de Direito nesta segunda em faculdade de Maceió

Desembargadores em atuação durante sessão itinerante na Faculdade Seune Desembargadores em atuação durante sessão itinerante na Faculdade Seune Tayana Moura (Dicom/TJ)

     Os desembargadores integrantes da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realizaram, na manhã desta segunda-feira (30), na faculdade Seune, a segunda etapa do projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica. Na ocasião, os desembargadores James Magalhães de Medeiros, Washington Luiz Damasceno Freitas e Tutmés Airan de Albuquerque Melo julgaram cerca de 20 processos.

      Sebastião José Palmeira, diretor-geral da Seune, destacou a importância do projeto ao aproximar os estudantes de Direito do Tribunal de Justiça de Alagoas. Em seguida, apresentou aos desembargadores as dependências físicas da instituição, mostrando, por exemplo, o vasto acervo da Biblioteca Central Domitilla Palmeira.

      O desembargador James Magalhães, presidente da 1ª Câmara Cível do TJ/AL, explicou aos acadêmicos a importância do deslocamento da sessão da Câmara Cível. “O Interagindo com a Comunidade Acadêmica é um projeto pioneiro, que visa aproximar o Tribunal, através da 1ª Câmara Cível, das instituições de ensino superior”, argumentou.

      Durante o evento, a secretária da 1ª Câmara Cível, Margarida Melo, apresentou aos estudantes, através de palestra, o regimento interno do TJ/AL. Para os acadêmicos, a iniciativa foi válida no sentido de esclarecer sobre os trâmites dos julgamentos, mostrando como funcionam os recursos e alertando sobre o uso da sustentação oral.

      “É a primeira vez que acompanho a sessão cível. A ideia é muito interessante, pois nos foi dada a oportunidade de ver os desembargadores julgando os processos, aproximando a universidade do Tribunal de Justiça.”, ressaltou David Monteiro Pacheco, estudante do 9ª período de Direito.