Eventos 01/09/2010 - 18:15:24
TJ/AL participa da 13ª edição de Curso de Cerimonial e Protocolo
O primeiro dia do evento contou com a presença da juíza Fátima Pirauá como conferencista

Juíza Fátima Pirauá, professor Marcílio, Kátia Bonifácio e participantes do curso Juíza Fátima Pirauá, professor Marcílio, Kátia Bonifácio e participantes do curso Caio Loureiro

     Em sua 13ª edição, o “Curso de Cerimonial, Protocolo e Etiqueta Profissional para o Judiciário” teve início na manhã desta quarta-feira (01), no Hotel Brisa Tower. Promovido pela Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo e apoiado pela Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (AL) e pela Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal), o curso tem como finalidade a troca de experiências e o aprimoramento de pessoas que exercem a atividade de cerimonial.

     A conferência de tema “Aspectos Éticos do Cerimonial do Judiciário” foi proferida pela juíza Maria de Fátima Barbosa Pirauá, que destacou a importância da ética na formação da decisão do juiz e também o importante papel dos cerimonialistas como intermediadores e harmonizadores da relação entre judiciário e sociedade. “A ética está presente em todas as atividades e é um conjunto de valores e normas que precisam estar presentes em todos os aspectos da vida e o cerimonial pode disseminá-la, resguardando, assim, a imagem do judiciário”, disse ela.

     A diretora do cerimonial do TJ/AL, Kátia Oliveira Bonifácio, foi a articuladora da palestra “A Egrégia Corte e o Cerimonial do Judiciário”. Segundo ela, iniciativa do curso é muito importante, pois permite que os cerimonialistas do Estado de Alagoas se atualizem e aprendam mais sobre essa atividade por meio da interação com os outros participantes.

     O curso é composto por palestras, conferências e por um painel aberto. Participam representantes de cerimoniais de diversas capitais do país, do Tribunal de Justiça, do Tribunal Regional Eleitoral, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil. Está prevista também uma visita técnica ao TJ/AL com os participantes do evento para que conheçam a estrutura a operacionalização dos eventos no Tribunal.

     Idealização

     O curso foi idealizado pelo professor Marcílio Reinaux, fundador do Comitê Nacional do Cerimonial Público, do Fórum Brasileiro de Mestres de Cerimônia e da academia promotora do curso, a Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo, esta que existe há mais de uma década. O professor Marcílio publicou mais de 36 obras e é reconhecido nacionalmente.

     “O curso é importante porque oferece e disponibiliza as ferramentas necessárias aos que cuidam de cerimonial e passa ferramentas para os que desenvolvem as atividades. O cerimonial é muito envolvente porque trata da relação das pessoas e o seu estado emocional. Todos se envolvem e se emocionam”, disse ele.

     O evento acontece até sexta-feira (03), quando serão entregues os certificados.