Itinerante 03/09/2010 - 13:06:05
Mutirão agiliza solução de processos criminais na Vara de Entorpecentes
Parceria entre Integrar e Justiça Itinerante garante julgamento de dezenas de presos

Reeducando presta informações ao magistrado durante mutirão em Maceió Reeducando presta informações ao magistrado durante mutirão em Maceió Caio Loureiro (Dicom/TJ)

     Com o objetivo de desafogar a 15ª Vara Criminal da Capital (Entorpecentes), o mutirão que acontece nesta sexta-feira (03), no Fórum do Barro Duro, realiza mais de 80 audiências de presos envolvidos com tráfico de drogas. Fruto de parceria entre Programa Integrar do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e a Justiça Itinerante, a ação conta com a participação de 18 juízes, 12 promotores de justiça, defensores públicos, Polícia Militar e servidores do Poder Judiciário.

     A iniciativa, que tem como coordenador o juiz Domingos de Araújo Lima Neto, é uma medida emergencial e pretende minimizar a demanda reprimida da Vara. “É uma convergência de forças fazer com que esse mutirão se realize. Os trabalhos realizados pelo Judiciário também contam com a parceria de diversas instituições. O grande problema dos sistema prisional são os presos que aguardam julgamento. Com a realização do mutirão, eles saem dessa situação e passam à condição de julgado”, afirmou.

     De acordo com dados do juiz Cláudio Lopes, na 15ª Vara Criminal da Capital tramitam atualmente cerca de 1.500 processos. O volume é elevado porque, segundo o magistrado, em média, 250 pessoas são presas envolvidas em crimes com entorpecentes por semana em Maceió.

     “É uma situação preocupante, pois o aumento de consumo e drogas é avassalador. A justiça, de modo geral, só funciona com o apoio de outras instituições e os mutirões são fundamentais para dar maior celeridade à demanda da Vara, que só vem crescendo”, explicou.