Presidente e Corregedor prestigiam posse da ministra Eliana Calmon
Primeira mulher a ocupar cadeira no STJ assumiu, na noite desta quarta, corregedoria nacional do CNJ
Elisabeth Carvalho e a corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon Cortesia
A presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Carlos Malta Marques, estiveram, na noite dessa quarta-feira, no Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, para prestigiar a posse da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon no cargo de corregedora nacional de Justiça.
Na ocasião, a presidente e o corregedor estiveram com o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Ari Pargendler, e fizeram uma visita de cortesia ao ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, em seu gabinete.
A ministra foi indicada pelo STJ para o cargo, até então ocupado pelo ministro Gilson Dipp, que comandou a Corregedoria durante dois anos. Enquanto estiver à frente da Corregedoria Nacional de Justiça, a ministra ficará afastada dos julgamentos da Segunda Turma e da Primeira Seção do STJ, mas continuará atuando na Corte Especial. Vinculada ao CNJ, a Corregedoria Nacional de Justiça atua na orientação, coordenação e execução de políticas públicas voltadas à atividade correcional e ao bom desempenho da atividade judiciária dos tribunais brasileiros.
Perfil - Eliana Calmon é formada em Direito e foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no STJ, onde está desde 1999. Ela iniciou a carreira na magistratura como juíza federal e depois integrou o Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Antes, havia sido procuradora da República. A ministra tem cursos no Brasil e no exterior na área do Direito e é autora de vários livros e artigos técnicos, além de ter proferido palestras em eventos nacionais e internacionais.
Com informações da Agência CNJ de Notícias













