Integrar 27/09/2010 - 11:32:17
Integrar: mais de 6300 processos trabalhados em Arapiraca
Solenidade reuniu magistrados e servidores no fórum da comarca, na última sexta (24).

Corregedor José Carlos Malta participa do encerramento das atividades do Integrar em Arapiraca Corregedor José Carlos Malta participa do encerramento das atividades do Integrar em Arapiraca Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)
Em seis meses, Integrar elabora mais de 1200 minutas de sentenças

     Foram duas semanas de atividades focadas em seis unidades judiciárias no município de Arapiraca e 6319 processos trabalhados. Foi com este saldo mais que positivo que a equipe estadual do Programa Integrar, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) encerrou os trabalhos no município, comemorando ao lado de servidores e magistrados da comarca, na última sexta-feira (24).

     Além da adequação física dos ambientes de trabalho, da organização de arquivos e da elaboração de vários atos (tanto de secretaria quanto do gabinete do juiz), os resultados obtidos em Arapiraca demonstram que, quando se tem vontade, os objetivos são atingidos e até extrapolam as metas.

     Para o juiz Giovanni Jatubá, superintendente do fórum da comarca, as mudanças trazidas pela equipe do Integrar são a prova que o Judiciário alagoano está se renovando, preocupado com novas práticas que acelerem a tramitação processual e, consequentemente, beneficie a população. “Quando ingressei na magistratura, há 18 anos, o Judiciário se relacionava com seus servidores apenas no momento da entrega do contra-cheque e quando íamos pegar material de expediente. Hoje, tanto magistrados quanto servidores, são capacitados periodicamente é há projetos, como o Integrar, que chegam para facilitar a vida de todos que atuam nas Varas e Juizados”, destacou.

     A coordenadora estadual do Programa Integrar, Aline Torres, apresentou os resultados no município e agradeceu o apoio e colaboração de todos os juízes e servidores que contribuíram para a efetivação das mudanças propostas pelo programa. Cada multiplicador demonstrou, em fotos, o que foi feito em cada unidade judiciária, ressaltando que o Integrar traz apenas os primeiros passos para a mudança, que deve ser mantida pelas equipes no futuro.

      Novos tempos no Judiciário alagoano

     O sentimento de um Judiciário renovado, voltado às necessidades dos jurisdicionados, também foi mencionado durante as palavras do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Carlos Malta Marques. Segundo Malta Marques, a sociedade alagoana é partícipe de uma nova era na Justiça brasileira e local, com projetos que privilegiam os mais necessitados e distribui cidadania por todo o território alagoano.

     “O Judiciário não poderia mais conviver com o descrédito de ser considerado pela sociedade um Poder caro, sem credibilidade, lento e ineficiente. Hoje, temos em Alagoas uma Justiça preocupada com a celeridade, com a realidade social em que vivemos e em elaborar formas de aproximar o cidadão mais simples, das comunidades mais distantes, dos serviços oferecidos pela Justiça”, evidenciou o corregedor.

      Espaço para a Defensoria Pública

     Após a solenidade de encerramento das atividades do Programa Integrar, o juiz Giovanni Jatubá entregou ao defensor público André Chalub, a sala onde será instalada a Defensoria Pública no fórum de Arapiraca.

     De acordo com André Chalub, os atendimentos feitos pelos defensores públicos no fórum eram realizados nos corredores, sem nenhuma estrutura para bem receber a população. “Estamos muito felizes porque agora teremos instalações dignas do trabalho que fazemos com a população mais carente que precisa dos serviços da Defensoria. O Judiciário de Alagoas sempre foi um grande parceiro dos defensores públicos, focando na melhoria dos serviços que devem ser prestados ao jurisdicionado”, esclareceu Chalub.