Presidente do TJ e juízes programam Semana da Conciliação
Semana Nacional acontecerá entre 29 de novembro e 03 de dezembro
Desembargadora Elisabeth Carvalho e juízes em reunião Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)
A presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, reuniu-se com juízes das Varas Cíveis de Família e de competência residual para uma discussão acerca das primeiras ações com vistas à Semana Nacional da Conciliação, que acontecerá entre novembro de dezembro deste ano. A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (29), no prédio sede do TJ/AL.
A coordenadora da Central de Conciliação, juíza Fátima Pirauá, e o coordenador do projeto Justiça Itinerante, juiz Domingos de Araújo, instruíram os demais a como proceder em relação à organização e ao envio de processos à Central, principalmente os que forem provenientes das Varas de Família, nas quais a demanda é maior. “O sucesso da Semana de Conciliação começa na boa triagem feita pelos próprios juizes”, pontuou Domingos Araújo.
O movimento concentrado da Semana será no Fórum da Capital, no Barro Duro, em formato de mutirão, na semana de 29 de novembro a 03 de dezembro, conforme o estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os juízes das Varas de competência residual poderão realizar as ações nas próprias Varas, bem como os Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital (JECC).
A reunião pontuou também as novidades que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pretende trazer à Semana Nacional deste ano, como a promoção de cursos de capacitação para a conciliação; a atenção que será dada aos maiores litigantes, como os bancos; e a premiação que será dada pelo CNJ aos Tribunais que obtiverem os melhores índices.
Em 2009, a Semana Nacional da Conciliação homologou 280 acordos em Alagoas, atendendo 1537 pessoas em 497 audiências.













