Esmal 06/10/2010 - 15:47:58
Leitura e formação na Semana da Criança e do Educador
Professoras e crianças da comunidade João Sampaio viveram um dia de atividades literárias na programação Esmal Cultural e Cidadania e Justiça

Crianças da Comunidade João Sampaio participam de roda de leitura Crianças da Comunidade João Sampaio participam de roda de leitura

     Um dia inteiro de encontros com a magia de ler e contar histórias. Assim foram as experiências vivenciadas por crianças e educadores na abertura da programação da Semana da Criança e do Educador, evento promovido em parceria pelos programas Esmal Cultural e Cidadania e Justiça na Escola do Tribunal de Justiça de Alagoas, de 05 a 07 de outubro.

     Conduzidas pela escritora e contadora de histórias pernambucana Lenice Gomes, autora de dezenas de livros infantis, alguns premiados com o Selo Altamente Recomendável da FNLJ e prêmio Jabuti de Leitura, as oficinas literárias gratuitas mobilizaram 41 educadores da rede pública municipal, além de professores convidados e 35 crianças da comunidade João Sampaio II, localizada no bairro do Tabuleiro do Martins.

     Alquimia das Palavras

     Ao ritmo do coco de roda, coco de embolada, músicas de improviso e literatura de cordel, os participantes das oficinas literárias se divertiram e brincaram experimentando as sonoridades das palavras. Conduzidos pela facilitadora, os educadores vivenciaram diferentes situações e possibilidades de contação de histórias. "Aprendemos que é possível contar uma história de maneiras diferentes", disse Arlene Araújo, professora da Escola Frei Damião.

     A partir das situações lúdicas e dinâmicas em que as professoras eram convidadas a brincar, improvisar, cantar e recriar ritmos, entonações e releituras para os contos tradicionais e populares, foi possível transformar o ato de ler numa prazerosa e empolgante experiência.

     "Percebemos que dá para brincar com as palavras, trazendo as crianças para essa brincadeira junto conosco, tornando assim o momento de ler especial e fascinante", exemplificou a educadora.

     Literata Andarilha

     Fundadora da Companhia das Palavras Andarilhas , Lenice Gomes viaja o Brasil inteiro divulgando a literatura infanto-juvenil, contando e encantando pessoas com a simples arte de contar histórias.

     "Quem poderia imaginar que num dia como o de hoje estaríamos todos juntos aqui, olhando nos olhos uns dos outros, trocando experiências e podendo celebrar o amor às palavras", traduziu a escritora.

     Pela manhã, durante duas horas de oficinas, os educadores trabalharam sobre o tema: Contar Histórias na Sala de Aula . Depois dos exercícios de contação realizados em grupos e individualmente, os participantes das oficinas degustaram um delicioso lanche no Café Literário Marili Ramos.

     À tarde, foi a vez das crianças entrarem na roda de contação para também brincar com as palavras. Enquanto a escritora contava e provocava os pequenos para o exercício criativo de ler e improvisar parlendas, adivinhas, trava-línguas, histórias de bruxas e contos de fadas, as professoras assistiam a tudo, numa experiência prática do que poderão aplicar em sala de aula.

     Ao final das dinâmicas, educadores e estudantes puderam interagir com perguntas e depoimentos. E juntos, todos cantaram, dançaram e fizeram da roda de leitura um espaço de encontro e conversa.

     As crianças também degustaram um lanche repleto de doces, salgadinhos, com delícias como: maçã do amor, pipoca, crepe, pizza e outras guloseimas.

     Sorteio de Livros

     A escritora convidada para ministrar as oficinas ressaltou a importância da iniciativa do Tribunal de Justiça de Alagoas na promoção de programas voltados a formação do cidadão leitor. "Essa é a oportunidade de mostrarmos para esses educadores e para as crianças, que podemos fazer uma literatura com nosso belo sotaque, tão rica quanto as produções de outros autores brasileiros, mas que fale a nossa língua e represente a cultura de nosso povo nordestino", destacou Lenice Gomes.

     Livros de Lenice foram sorteados para os educadores participantes da oficina, numa demonstração de carinho ofertada pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola.

     Os alunos também foram presenteados com os livros "Os Segredos da Mata", doados pela Braskem, instituição parceira do PCJE.

     "Foi um dia muito especial. Saímos daqui levando a alegria de saber que a literatura pode acontecer no dia-a-dia da sala de aula, basta criatividade e encantamento", disse emocionada uma das participantes.