Câmara Cível 18/10/2010 - 12:38:45
Judiciário realiza sessão e julga recursos na Faculdade de Alagoas
Apoiada pela presidência, ação faz parte do Projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica

Washington Luiz, James Magalhães e Tutmés Airan: julgamento de recursos em faculdade Washington Luiz, James Magalhães e Tutmés Airan: julgamento de recursos em faculdade Caio Loureiro (Dicom/TJ)

      Em sua quinta etapa, o projeto “Interagindo com a Comunidade Acadêmica”, da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), realizou, na manhã desta segunda-feira (18), sessão itinerante na Faculdade de Alagoas (FAL). A sessão, que julgou cerca de 15 processos, contou com a participação dos desembargadores James Magalhães de Medeiros, Washington Luiz, e Tutmés Airan, e também do procurador de Justiça Walber José Valente de Lima.

      O presidente da Primeira Câmara, desembargador James Magalhães, proferiu algumas palavras aos acadêmicos sobre qual o intuito do projeto, enfatizando que a sessão que eles estavam prestes a acompanhar poderia estar sendo realizada em qualquer Tribunal, sendo essa “uma oportunidade ímpar para qualquer estudante”. O magistrado também solicitou que fosse feito um minuto de silêncio por ocasião da morte de Valderes de Barros Rocha, funcionária da Primeira Câmara.

      Os acadêmicos de Direito da instituição não só assistiram ao julgamento de processos de segundo grau, como também absorveram conhecimentos acerca do regimento interno do TJ/AL, através da palestra da secretária da Primeira Câmara Margarida Maria Melo. A palestra abordou temas como a composição do Tribunal, os tipos de processos e a maneira de se trabalhar com o Diário de Justiça eletrônico.

      “Acho importante agregar a prática à teoria e iniciativas como essa fazem com que nos tornemos profissionais qualificados e também nos estimula a conhecer e gostar do Direito”, opinou a estudante Gabriela Ferreira, que está cursando o 8º período do curso.

      Núcleo de Apoio Jurídico

      A diretora-geral da FAL, Edriene Teixeira, apresentou aos desembargadores o Núcleo de Apoio Jurídico (NPJ), localizado na instituição. A diretora explicou que o Núcleo funciona através de um convênio com o Tribunal e que esse compreende as demandas do 11º Juizado Especial Cível e Criminal da Capital. O Núcleo de formação à Família e o Núcleo do Idoso, que realizou mutirão há 15 dias, também funcionam na instituição.

      O projeto “Interagindo com a Comunidade Acadêmica” realizará mais uma sessão este mês, dia 27, na Faculdade Raimundo Marinho; e, logo mais, encerrará suas atividades no ano de 2010, em sessão na Universidade Federal de Alagoas, dia 29 de novembro.